logotipo Portal da Familia - Pais, Mães, filhos e avós

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania FamiliarizAR-TE
  Painel Notícias Links Vida Colunistas Vídeos  
 
Seção dos Pais
Educação Sexual
Aqui você encontra orientações e análises sobre o tema da educação sexual para os filhos, tema que preocupa muito os pais hoje em dia.

Meios de comunicação, educação sexual e “pactos”

DST: Clamídia atinge 9,8% das jovens entre 15 e 24 anos, diz pesquisa

A ameaça da pornografia para as crianças - Um novo estudo que exige ações

O site do Centro Cultural Esplanada apresenta dublagem dos vídeos "O Sexo Tem Um Preço" de Pam Stenzel, a psicóloga e conferencista que cativa e inspira jovens tratando da difícil questão do sexo com franqueza e inteligência.

Dez mil jovens no Equador fazem promessa de castidade

Livro on-line: Educação sobre a AIDS para a Juventude, Joe Babendreier

As dimensões da sexualidade, de André Gonçalves Fernandes na Coluna "Lanterna na Proa"

Astros pop e o anel da pureza

Máquina de preservativos,

Chile decide proibir a distribuição da pílula do dia seguinte

Análise - Espanha e Inglaterra: fracasso na educação sexual

Sua amiga, a Fortaleza

AIDS continua sendo a principal causa de morte na África

A "Pílula do dia seguinte": Saúde reprodutiva para adolescentes?

Estudo revela que a Abstinência é a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis

Os pais devemos ser conscientes de que hoje em dia, os jovens de ambos os sexos estabelecem contatos a idades mais precoces que antes.
Publicamos a cartilha na íntegra. Orientações para professores, alunos e pais sobre os temas do Namoro, Puberdade, Fertilidade e Sexualidade, Relação Sexual, Virgindade e Castidade, Gravidez, Planejamento Familiar, Métodos Anticoncepcionais e Doenças sexualmente transmissíveis, em uma linguagem simples e direta.
A juventude, pressionada por um ambiente hedonista, grita silenciosamente por orientação. Artigo da Dra Aneliese Alckmin Herrmann
Qual a melhor forma para se evitar a AIDS? Os preservativos são realmente seguros? Existe "sexo seguro" ? Como deve ser a educação afetiva e sexual dos filhos?
(formato PDF - em espanhol)
As bases para uma política de educação sexual adequada deve considerar todos os aspectos da educação, assim como a dimensão completa e características próprias da pessoa sujeito a ela, e não só o aspecto informativo. Boletim Corriente de Opinión - Fundação Chile Unido
Qual a melhor forma para se evitar a AIDS? Os preservativos são realmente seguros? Existe "sexo seguro" ? Como deve ser a educação afetiva e sexual dos filhos?
Quando a educação sexual é centrada na contracepção, no minimalismo ético, no caráter avulso dos comportamentos, é tudo menos educação.
É pena que muitos limitem a educação sexual à informação sobre o funcionamento da fisiologia ou da higiene da sexualidade. São coisas inquestionavelmente necessárias, mas não são as mais importantes e, acima de tudo, são coisas que hoje quase todos já sabem de sobra.
Pesquisas e estudos sobre as conseqüências das relações sexuais precoces.
Ignorando os resultados negativos de experiências semelhantes realizadas em outros países, os ministérios da Educação e da Saúde iniciam um projeto de distribuição de preservativos nas Escolas Públicas brasileiras - para alunos entre 15 e 19 anos.
A contracepção como pedra angular da promoção da saúde sexual entre os adolescentes falhou manifestamente. Um aumento maciço do número de casos de doenças transmitidas sexualmente fez levantar vozes apelando aos médicos para que tentem persuadir os adolescentes a absterem-se do sexo.
Muitos pais encontram-se despreocupados achando que na escola seus filhos terão orientações adequadas sobre o tema da “educação sexual”. Na prática o que se observa é um grande despreparo das escolas neste campo, sejam escolas particulares ou públicas, e orientações totalmente inadequadas estão sendo passadas às crianças.
O crescimento da aids, o aumento da criminalidade e a escalada das drogas castigam a juventude européia. Para muitos jovens os anos da adolescência serão os mais perigosos da vida. Gravidez precoce, aborto, doenças sexualmente transmissíveis, aids e drogas compõem a trágica equação que ameaça destruir o sonho juvenil.
Rafael Llano Cifuentes: considerações sobre o programa do governo de distribuição de preservativos nas escolas.
Saiba mais detalhes sobre o exemplo de Uganda para o Mundo no combate à AIDS.
A agência LifeSite denunciou que a maioria das reportagens sobre AIDS na África omite sistematicamente os avanços da Uganda em conter a epidemia, por ter privilegiado em sua política sanitária a promoção da abstinência sexual, a fidelidade e a castidade.

Livros relacionados
Cartilha: Saber Amar - Qual é a sua ?
Informação sexual
270 perguntas e respostas sobre sexo e amor
Material de apoio

Filme:"Sexo tem preço"

Pam Stenzel, psicóloga e consultora de adolescentes fala sobre sexualidade para jovens: castidade, aborto, anticoncepção, DSTs etc..

pode ser encomendado no site

providafamilia.org

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade