logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Astros pop e o anel da pureza

O Yahoo!Entretenimento (24/10/2008) publicou uma reportagem muito interessante sobre uma tendência que tem surgido entre os jovens, inclusive muitos astros adolescentes.

Promessa em forma de anel

Em tempos modernos, adolescentes optam por permanecerem virgens até o casamento e simbolizam a promessa usando o anel da pureza

Antigamente, permanecer puro e casto até o casamento era questão de honra e dignidade. Hoje em dia, os conceitos são outros e esse tipo de exigência é muito menos comum do que era há um tempo. Mesmo assim, há quem prometa se manter virgem até casar. E para simbolizar essa promessa, muitos adolescentes adotaram o já famoso anel da pureza - ou da castidade.

"O anel é o símbolo do compromisso com Deus, assim como se usa em um namoro e em um casamento, mostrando fidelidade", explica Patrícia Candido, 17 anos. A estudante usa o anel da pureza há quase um mês e, junto com ela, duas amigas também resolveram aderir ao símbolo da castidade. "Eu e minhas duas amigas resolvemos adotar o anel a pureza pela gente e pela nossa amizade", conta Patrícia.

No anel da estudante, está escrito o lema do pacto, "True Love Waits" (em tradução literal, "O verdadeiro amor espera"), e "Just Friends" (em tradução literal, "Apenas amigas"). Assim como a aliança de casamento, o anel da pureza deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda. "Ele deve ser retirada apenas no dia do casamento e no lugar, é colocada a aliança de compromisso. A minha promessa foi feita até o casamento, e eu pretendo cumpri-la!", explica Patrícia.

Há dois meses, Dayane Ferreira, 17, também aderiu ao símbolo da pureza. "Quis fazer diferente e permanecer pura até o casamento", explica. A estudante diz que a sua iniciativa foi aprovada e que seus amigos e familiares gostaram de sua decisão. Já no caso de Patrícia, o fato de ela optar por usar o anel foi motivo de polêmica. "Algumas pessoas dizem que é besteira, e que amanhã eu posso encontrar alguém e acabar rolando. Outras pessoas apoiaram", conta a estudante.

Eles também podem usar

Tem gente que acha que usar o anel da pureza é coisa de menina. Prova disso são as comunidades do Orkut que dizem coisas como "Anel da Pureza é coisa de gay". No entanto, muitos meninos também aderiram a esse voto de castidade e não têm vergonha de admitir. "Eu respeito a opinião dos outros, mas quero que respeitem a minha também. O fato de eu optar por usar o anel da castidade não tem nada a ver com a minha sexualidade", diz Erick Campos, de 18 anos.

Erick, que diz já ter sofrido preconceito por usar o anel, fez a promessa de permanecer virgem até o casamento há cerca de três meses. No entanto, a opinião dos amigos do estudante vai contra sua decisão. "Eles dizem que eu estou errado, que deveria curtir a vida porque sou novo. Mas o fato de eu usar o anel não significa que eu sou santo e que não vou curtir a vida, é só uma forma diferente", explica. Mesmo assim, Erick não liga para as críticas e garante que vai usar o anel até o casamento.

O que os outros acham...

Como usar o anel da pureza é uma questão de opção, quem fez o voto de castidade não se arrepende de forma alguma. Mas o que será que pensam aqueles que não adotaram e nem pensam em adotar o símbolo da pureza? "Se essas pessoas expressam a vontade de só transar com a pessoa certa após o casamento, é uma opção deles mostrar isso em forma de anel. Mas não acho necessário. Parece que eles querem mostrar isso ao mundo e soa extremamente brega", diz Mariane Souza, 17 anos.

Mariana não é contra o uso do anel, afinal, todo mundo tem o direito de se expressar da forma que bem entender. A adolescente, porém, acredita que usá-lo chega a ser um certo exagero. "Acho que é direito delas, mas se você é virgem ou não, quem tem que saber é apenas seu namorado ou namorada", explica. A estudante acredita também que o anel não garante que quem usa está realmente cumprindo a promessa de permanecer puro até o casamento. "Não há como provar que tal pessoa é virgem ou não. Ela pode dizer uma coisa e fazer outra. Afinal, ninguém vai saber", diz.

Quem usa

Se antigamente celebridades como Britney Spears pregavam que eram virgens e que permaneceriam assim até o dia do casamento, hoje em dia, a nova moda é usar o anel da pureza. O símbolo da castidade começou a ser adotado pelos adolescentes depois que ídolos do mundo teen, como os irmãos Jonas, começaram a usar. Confira as celebridades que fizeram o voto de castidade:

 
Miley Cyrus, Demi Lovato e Selena Gomez também usam o anel da pureza


• Jonas Brothers
Os irmãos mais famosos do momento são bonitos, talentosos e bons meninos. Evangélicos declarados, Kevin, Joe e Nick Jonas foram um dos primeiros a aparecer com o anel da pureza e garantem que vão continuar virgens até o casamento.

• Miley Cyrus
Miley Cyrus já se envolveu em várias confusões, como a divulgação de suas fotos em poses comprometedoras na Internet e a imagem polêmica que fez para a revista Vanity Fair. No entanto, ao que tudo indica, no quesito sexualidade, a estrela de Hannah Montana não será alvo de fofocas, já que ela usa o anel da pureza desde o começo de 2008.

• Selena Gomez
Selena Gomez pediu ao pai um anel da pureza e o usa desde julho. A estrela de Os Feiticeiros de Waverly Place gosta de saber que é exemplo para os outros adolescentes e promete se manter pura até o dia em que se casar.

• Demi Lovato
Demi Lovato é mais uma das estrelas da Disney que apostou no símbolo da castidade. Assim como sua melhor amiga, Selena Gomez, a atriz de Camp Rock aderiu ao anel mais famoso do momento.

É certo que não é necessário usar um anel para ter convicção em valores, mas a moda, que começou nos Estados Unidos e tem se espalhado por diversos países do mundo, é uma forma dos jovens expressarem que não se deixam influenciar por programas da mídia que tentam banalizar e erotizar cada vez mais o amor.

Por exemplo, o estudante paulistano Paulo Sérgio dos Santos, de 18 anos, fã dos irmãos americanos Kevin, Joe e Nick - os Jonas Brothers - resolveu adotar a idéia e afirma: ”O anel é discreto, mas tem um significado especial. Sempre planejei me guardar para a mulher certa”.

Enquanto isso, entre outros jovens que acham que o importante é "ficar" sem responsabilidade, crescem os casos de gravidezes precoces e de AIDS, que abruptamente acabam com a fase da adolescência desses jovens, mudando totalmente seus os planos.

Modelo de anel da pureza

Anel da Pureza: há diversos modelos

The Jonas Brothers

The Jonas Brothers

 

Selena Gomez


 

Publicado no Portal da Família em 25/10/2008

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade