logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Saber Amar - Qual é a sua ?

Instituto de Estudos Mulher, Criança e Sociedade


capa livro Saber Amar
Tema: Obras Diversas
Formato: 18,5 x 27,5 cm
Nº Páginas: 48
Edição: 1
Acabamento: Espiral com capa cartão
Chamada: Cartilha para Pais, Professores e Jovens que trata o tema da educação sexual respeitando o desenvolvimento harmônico das qualidades intelectuais, morais e sociais da criança e do adolescente. Sexualidade, namoro, puberdade, virgindade, gravidez, Aids...em linguagem simples e direta.
Editora e vendas: Companhia Editora Nacional / IBEP
Preço pesquisado: R$ 8,00 - Vozes e Livraria Cultura

Disponível no Portal da Família a Cartilha Saber Amar. Vale a pena ler!

Resenha:

Entre as diversas facetas que o tema EDUCAÇÃO apresenta em nossos dias, encontramos uma grande preocupação, seja de educadores seja de pais de família, no que se refere a uma educação sexual sadia, que não se limite a um mero aprendizado do corpo humano, seus órgãos e funções, o que já é englobado pelas ciências naturais, nem, o que seria pior, a querer transformar em técnica uma realidade natural, maravilhosa e complementar do ser humano como é a atividade sexual. Não se prescinde do amor na realização do sexo, pois o homem é um ser racional que não age por instinto, como os animais. Em todo o viver humano, a razão deve ser norteadora das condutas.

Não se pode, como pretendem alguns, reduzir o sexo humano a algo mecânico e superficial, destinado única e exclusivamente a proporcionar prazer. Em outras palavras, não se ensina a fazer sexo, da mesma forma como não se ensina a amar.

A adolescência é cheia de mudanças e desafios. Parece que a cada dia uma decisão deva ser tomada e surge um novo problema a ser solucionado. Os especialistas no assunto identificam algumas “tarefas” da adolescência, coisas importantes que precisam ser feitas, a fim de atravessar este período da vida de maneira satisfatória.

A educação sexual é um tópico na educação global do indivídio, entendendo-se como educação global o desenvolvimento harmônico das qualidades intelectuais, morais e sociais. A criança e o adolescente têm o direito de serem respeitados na sua integridade psíquica e moral, devendo receber um conjunto de informações que os leve a crescer como pessoa, condição indispensável para a construção da verdadeira cidadania.

Esta cartilha, direcionada tanto aos pais e professores quanto aos jovens, esclarecerá muitas dúvidas, ajudará na reflexão e na tomada de decisões que poderão tornar os jovens adultos mais felizes.

Trabalho elaborado pelo departamento científico do
Instituto de Estudos Mulher, Criança e Sociedade

Responsáveis:

DRAS:

MAGDA GBR. de M. CÔRREA
Médica com Habilitação em Adolescência, por Proficiência, concedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

IEDA TEREZINHA DO N. VERRESCHI
Professora Adjunta da Disciplina de Endocrinologia da UNIFESP.

ANELIESE ALCKMIN HERRMANN
Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da UNIFESP.

www.portaldafamilia.org
O Portal da Família não comercializa ou distribui livros e outros produtos, apenas recomenda boas obras. Somente livros e produtos que recomendariamos a um amigo.
O preço estimado é o preço médio pesquisado na data de indicação, servindo apenas de referência.
Publicidade