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Floriano Serra

Coluna "Comportamento & Qualidade de vida no trabalho"

DE VOLTA AOS VALORES SUBJETIVOS NO TRABALHO

Floriano Serra

Tenho observado que, atualmente, tem sido comum ouvirmos de vencedores de qualquer natureza – mas, sobretudo, no campo esportivo - um agradecimento a Deus pela vitória, quase sempre entre lágrimas de felicidade.

O que isso tem a ver num artigo voltado ao contexto corporativo? Tem muito a ver, por causa de duas palavras ou duas posturas: emoção e fé.

Na maior parte das empresas, a cultura ainda privilegia e estimula o pensamento linear, as atitudes lógicas e analíticas, em prejuízo do que nelas for considerado subjetivo, como a emoção e fé. Nessas empresas, só vale o concreto, o material, o quantificável.

Ora, uma “empresa” é, ela própria, uma entidade subjetiva. O que de fato existe é um conjunto de profissionais qualificados que produzem e vendem um determinado bem, produto ou serviço, para obter determinados resultados que gerem lucros e assim garantam a liderança ou a sobrevivência da organização.

Mas um detalhe que geralmente é esquecido, é que, ao falarmos de empresa,  estamos falando fundamentalmente de pessoas - e aqui está o “x” da questão. O mundo inteiro está em processo de mudanças aceleradas e deixando as pessoas em geral e os profissionais em particular, emocionalmente instáveis e inseguros. Isso tem feito com que até mesmo o próprio sentido da vida já esteja sendo questionado por eles: afinal, para que trabalho, para que faço tudo isso? a troco de que?

Espero que ninguém tenha se sentido tentado a responder: “a troco de salário”! Esta seria uma visão ultrapassada e simplista dos fatores que impulsionam o Homem para frente e para o alto, que o entusiasmam a dar de si muito mais do que aquilo para o qual é pago. O profissional de hoje tem a consciência de que, além de tarefas e responsabilidades, precisa ter uma missão. Certamente essa missão não constará da descrição do seu  cargo, mas será inerente a ele. Há que haver um sentido de utilidade, de importância, de realização naquilo que a pessoa faz – ainda que seja remunerada por isso.

O mais alto e poderoso empresário ou profissional de qualquer parte do mundo é, antes de tudo, um ser humano. Não precisamos pesquisar muito para saber que muitos deles estão sofrendo por problemas de natureza afetiva ou emocional. Mas estão num beco sem saída: quando esse problema será trabalhado se o contexto organizacional vê isso como fragilidade ou sem importância? Como administrar o vazio que o poder às vezes pode trazer se nada houver além de prosaicas e cotidianas tarefas, decisões e transações comerciais?

Uma coisa é certa: nenhum risco corre a organização que se preocupa e investe no bem-estar emocional e na espiritualidade dos seus colaboradores. Isso pode ser feito sem que, necessariamente, tenha que se instituir grupos de terapia ou transformar a empresa numa entidade protecionista, religiosa ou assistencial. Toda empresa é e vai continuar sendo uma entidade com fins lucrativos. Mas as tendências atuais indicam claramente que o caminho mais fácil e rápido para atingir esse lucro é através de uma relação integrada entre a empresa e os profissionais responsáveis pela obtenção desses resultados. Sentindo-se bem e feliz com aquilo que faz , onde faz e da maneira que faz, todo profissional, independente da sua posição na escala hierárquica, dará sua contribuição à empresa, através de um alto nível de lealdade, dedicação e comprometimento.

Não há, portanto, que se temer trabalhar com coisas subjetivas numa empresa.

As questões da emoção e da fé estão ligadas a todo esse contexto. O indivíduo que não consegue ter fé – qualquer que seja sua concepção de Deus – muito provavelmente também não a terá para uma missão profissional. Será uma mera máquina de ganhar ou fazer dinheiro. E isso é muito pouco, medíocre até, ante a infinita maravilha do potencial humano. E se ele nega suas emoções ao temer ou reprimir suas manifestações, estará renegando sua condição humana para identificar-se, cada vez mais, com as máquinas.

As atuais expressões de emoção e fé dos vencedores, às quais me referi no inicio deste artigo, deveriam encorajar muitos profissionais a refletir sobre o assunto. Afinal, essas manifestações não partem de irresponsáveis ou imaturos, mas de campeões,  vencedores na sua modalidade de negócio. Pessoas que, se fossem convencionais, teriam tudo para ostentar superioridade, vaidade e arrogância. Mas que, no entanto, assumem e demonstram publicamente suas limitações e, humildemente, atribuem a Deus, com o dedo apontado para o alto, as forças decisivas que os levaram à vitória.

Essas são principalmente lições de humildade – ingrediente que talvez falte a muitos profissionais que equivocadamente se julgam vencedores.

A sorte deles é que Deus é muito paciente e sabe que há uma hora certa para “cair a ficha” de certas pessoas. Para alguns, essa ficha cai cedo e isso é ótimo. Para outros,  isso demora tanto que, quando acontece já está na hora do Grande Encontro.

Um pouquinho tarde, não?

 

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Floriano Serra é psicólogo, escritor e palestrante, autor de vários livros e artigos sobre o comportamento humano nas empresas. Foi diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, recebendo vários prêmios pela excelência em Gestão de Pessoas. É autor de uma dezena de livros, como "A Empresa Sorriso" e "A Terceira Inteligência", e mais de 200 artigos sobre o comportamento humano - pessoal e profissional, publicados em websites, jornais e revistas, inclusive no Exterior.
E-mail: florianoserra@terra.com.br

 
Publicado no Portal da Família em 17/11/2012

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