logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

O TEMPO LIVRE DOS FILHOS
Um tempo para os filhos...

Instituto de Desenvolvimento da Educação


Atualmente nossas crianças costumam ter variadas ocasiões e possibilidades de diversão. Entretanto, se polarizam na televisão ou em outra atividade exclusiva não criadora, ou se aborrecem soberanamente sem saberem a que se dedicar.

Muitas vezes, o tempo livre de nossos filhos não é preenchido adequadamente porque não o valorizamos em igualdade de importância com tempo de estudos por exemplo. Ambos os “tempos” são vida e devem ser bem utilizados. Mas a verdadeira realidade não consiste simplesmente na libertação da atividade escolar, mas em uma livre manifestação da totalidade de sua pessoa e, por isso, tem um autêntico e inapreciável valor.

A criança distribui seu tempo em três âmbitos diferentes, são eles: atividade escolar, a vida familiar e os tempos livres. São os três meios pelos quais chegam os estímulos que enriquecem sua personalidade. O tempo livre possui seu papel de formar uma personalidade completa e harmônica.

O descanso de nossos filhos deve ser compatível com uma série de atividades capazes de distraí-los e de afiançar neles diferentes hábitos criadores. O tempo livre não pode se converter em um tempo negativo; nunca deve ser um tempo no qual estão sem fazer nada, tombados preguiçosamente em uma cadeira, enquanto personagens pensam por eles na “telinha”. É preciso que, desde muito cedo, se acostumem a empregá-lo em algo positivo e o desenhem em um conjunto de facetas que se complementem e resumimos nas seguintes:

1- Faceta higiênica: O tempo livre é um restaurador de forças. O repouso não é uma perda de tempo, mas acúmulo de energias.

2- Faceta recreativa: As diversões sadias, as atividades preferidas, os gostos criativos, os jogos, são as armas para combater o cansaço.

3- Faceta cultural e artística: Dispor de um tempo livre no qual as iniciativas e a inventiva de nossos filhos possam ter um lugar adequado, capaz de desenvolver sua atitude criadora, estimulando suas aptidões e qualidades pessoais. Os trabalhos manuais criativos, entusiasmam e divertem. A aprendizagem de um instrumento musical pode ajudar a formar uma personalidade muito rica.

4- Faceta social: Para que nossos filhos convivam com outros colegas diferentes aos do colégio, é preciso que disponham de um tempo livre no qual possam encontrar-se com outras crianças e estabelecer com elas relações de amizade que satisfaçam suas necessidades sociais.
5- Faceta espiritual: o cultivo do religioso como iniciação e preparação à vida de piedade, que desenvolverão plenamente quando forem adultos.

 

anterior

Como aumentar nosso tempo livre ?
Um tempo para os filhos...
Um tempo para jogar...
Um tempo para a televisão...
Um tempo para o cinema...
Um tempo para ler...
Um tempo para gastar...
Um tempo para os amigos...
Um tempo para criar...
Um tempo para rezar...

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade