logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Seção dos Pais > Escolas de Famílias

Logotipo IDE Instituto de Desenvolvimento da Educação

Instituto de Desenvolvimento da Educação

Av. Caramuru, 1018
CEP14030-000 - Ribeirão Preto - SP

email:
ide@educador.mailbr.com.br

 

Logotipo e link para o site do Instituto Brasileiro da Família

IBF -Instituto Brasileiro da Família


Curso da Primeira Idade

Escolas de Famílias

Educar hoje é diferente. Os meios de comunicação, a imprensa, a televisão, o rádio, o cinema, etc, têm uma influência crescente e nem sempre transmitem os valores que os pais querem que seus filhos vivam.

O ambiente, os amigos, os colégios, a rua, etc, tampouco sempre dão o exemplo desejado. Estas influências exigem, aos pais responsáveis, uma maior preparação como educadores.

Esta situação criou uma preocupação generalizada que trouxe como conseqüência o desenvolvimento de novos métodos pedagógicos que nos abrem aos pais horizontes otimistas. É uma realidade que contamos com respostas otimistas; as pesquisas nas áreas do comportamento humano tornaram possível valiosas contribuições no campo da Educação Familiar.

Os pais devemos aprender a educar melhor, e conhecer os novos recursos que nos oferecem as ciências educativas. Desta maneira, os bons resultados serão o normal em uma família responsável, e os "filhos problema" a exceção.

Na sociedade atual há que educar em FUTURO. O futuro não é uma conseqüência do acaso. O futuro o estamos fazendo entre todos. Cada família presta sua colaboração ao esforçar-se em ajudar a seus filhos a ser pessoas livres e responsáveis. Para isso é necessário formar-se, preparar-se e melhor ainda profissionalizar-se.

Supõe um sério esforço, mas a transcendência do assunto o merece. Nessa luta algo está seguro: a família viverá mais unida e feliz em seu comum esforço por melhorar, uma melhora que acabará sendo contagiosa.

Hoje em dias, os pais têm muito pouco tempo e é necessário ensinar-lhes a educar com técnicas eficazes.

As escolas de famílias são iniciativas que pretendem concretizar esta idéia, aplicando os sistemas de Qualidade Total e de Melhora Contínua, do mesmo modo que fazem as empresas.

O que são as Escolas de Famílias

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade