logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Pesquisa revela que maconha aumenta risco de problemas mentais

PARIS, 26 Jul 2007 (AFP) - Fumar maconha aumentaria em mais de 40% o risco de se ter um problema mental, destaca uma análise de mais de 30 estudos publicada no último número da revista médica britânica "The Lancet".

De acordo com a doutora Theresa Moore, da Universidade de Bristol, e seu colega Stanley Zammit, da Universidade de Cardiff, vários tipos de estudos demonstraram claramente que o consumo de maconha pode levar a sintomas psicóticos passageiros e alterações do humor.

Analisando 35 estudos realizados nos últimos anos, Moore e Zammit se concentraram, porém, na relação entre maconha e problemas psiquiátricos crônicos, independentemente do episódio de intoxicação da droga.

Ao rever os estudos de longo prazo sobre o consumo de maconha, "observamos um aumento importante nos casos de psicose entre pessoas que usaram esta substância".

Segundo a análise, as pessoas que fumaram maconha têm 41% mais risco de sofrer de psicose do que as que jamais utilizaram a droga, e este risco é proporcional à intensidade do consumo. Os usuários freqüentes têm duas vezes mais chances de sofrer de um problema psicótico.

Os autores do estudo não excluem a possibilidade de que haja outros fatores, mas, "apesar das dúvidas", acreditam que o público deve ser informado sobre os riscos desta droga amplamente utilizada.

A dupla também destaca que o risco de desenvolver problemas psicóticos crônicos é pequeno, mesmo para os consumidores regulares de maconha.

veja outras notícias na seção Notícias


 

Publicado no Portal da Família em 22/08/2007

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade