logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Novela "Cabocla" da Rede Globo mostra que programas de qualidade atraem boa audiência sem precisar apelar

Baseado no artigo "Nova versão de Cabocla é a novela mais bem-comportada da TV em muitos anos", de Ricardo Valladares, publicado na Revista Veja - Edição 1862 - 14/07/2004

Passados 25 anos, censura e zelo moral excessivo por parte do espectador são as últimas preocupações de Ruy Barbosa e suas filhas, Edmara e Edilene, responsáveis pela recriação de Cabocla que a Globo está exibindo, mais uma vez no fim da tarde. Curiosamente, porém, o autor - que sabe muito bem como apimentar uma trama de época, como demonstrou em Terra Nostra ou Esperança - resolveu manter a libido de seus personagens nos mesmos níveis dos anos 70.

A nova Cabocla é a novela mais casta exibida pela TV em muito tempo. Para se ter uma idéia, nos 51 capítulos exibidos até a quinta-feira passada houve apenas sete beijos. Que ficaram mais para o beijinho do que para o beijão. A maior parte da sensualidade fica mesmo por conta dos vestidinhos de chita usados pela estreante Vanessa Giácomo, que interpreta o papel-título. O resto é romance.

Manter Cabocla o mais mergulhada possível em água-com-açúcar foi uma decisão estratégica que deu bons resultados. Com 35 pontos de audiência média , a novela não fez feio, até agora, na comparação com sua antecessora, Chocolate com Pimenta, considerada um grande sucesso.

Até um ano e meio atrás, o que mais chamava atenção No horário das 6 era a guerra entre programas policiais exibidos por Record, Bandeirantes e Rede TV!. A audiência desses shows podia chegar aos 18 pontos, enquanto novelas como Coração de Estudante e Agora que São Elas patinavam em torno dos 26 pontos - ibope baixo para os padrões da Globo. Agora os policiais estão em queda livre e o público parece muito mais interessado em mocinhas casadoiras e galãs do interior do que na última perseguição a bandidos pelas ruas de São Paulo. "Fãs da primeira versão de Cabocla talvez percebam algumas mudanças que vou fazer em aspectos políticos do enredo. Quero discutir temas como as eleições, por exemplo. Mas sexo realmente não está nos planos", diz Ruy Barbosa.

 

Para elogiar/comentar com a Globo, acesse o site
http://cabocla.globo.com (CLIQUE EM "FALE CONOSCO" NO MENU)

 

 

voltar para a seção de notícias

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade