logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Passarelas de Nova York decretam o fim da moda "indecente"

Reuters - 17/09/2004 15:53:28, Por Ellen Wulfhorst

NOVA YORK (Reuters) - Ela ainda existe, mas dentro em breve terá desaparecido. Em uma tendência que será recebida com alívio por algumas e decepção por outras, as mulheres vão cobrir os corpos na próxima temporada, em lugar de deixar tudo à mostra. Foi decretado o fim do look "vadia", ou "slutwear".

Modelos discretos e sóbrios tomaram o lugar dos visuais minúsculos, que deixavam barriguinhas de fora, nas passarelas dos desfiles semi-anuais desta semana. É um sinal certeiro daquilo que os consumidores podem prever encontrar nas lojas na próxima primavera dos Estados Unidos.

"A vadia está em baixa", constatou Godfrey Deeny, crítico de moda da Fashion Wire Daily.

Nas últimas temporadas a moda tinha estado repleta de tops minúsculos, deixando barriguinhas de fora, decotes profundos que deixavam entrever seios, e jeans de cintura tão baixa que muito pouco era deixado para a imaginação do espectador. Era o tipo de look impossível de evitar em ícones pop como Paris Hilton e Britney Spears.

Nesta temporada, porém, blusas de linho tomaram o lugar do chiffon transparente, enquanto tons de branco substituíram o mais sensual preto. Os decotes subiram, e as saias desceram para o joelho.

"É um visual discreto, nada a ver com o look 'já para a cama"', disse Deeney.

Marc Jacobs pôs na passarela conjuntos de suéter em estilo anos 1950 e vestidos de riscado e estampas florais. Carolina Herrera expôs bermudas até os joelhos, Kenneth Cole, saias pregueadas e calças largas, e Oscar de la Renta, terninhos bouclé.

Alice Roi, Rebecca Taylor e Cynthia Steffe optaram por vestidos e saias soltos, em estilo camponês.

DE SEGUNDA A SEXTA
De acordo com Paco Underhill, executivo-chefe da empresa de pesquisas de mercado Envirosell e autor de "Why We Buy" (Porque Compramos), o que pode ter acontecido é que as mulheres que de fato compram a moda podem ter enviado uma mensagem aos estilistas que estavam preocupados em vestir estrelas do rock.

"Havia 'moda indecente' demais", disse Underhill. "Essa moda não dá certo nas empresas, não dá certo nas salas de reuniões."

"Os estilistas entenderam que as mulheres buscam soluções que funcionem de segunda a sexta."

De acordo com a analista de tendências Merrill Greene, que descreveu o novo visual como "pudico e discreto", o novo look pode ser uma reação ao mundo que nos cerca.

"É uma maneira de nos protegermos", disse ela. "Podemos nos sentir inseguras em nos mostrar demais, em parecer ousadas demais, americanas demais."

Underhill comentou que a nova moda talvez seja uma reação ao fato de o "visual indecente" ter começado a chegar ao mercado infantil, com garotas pequenas tentando copiar o visual revelador de popstars como Britney Spears.

O varejista Robert Burke, da Bergdorf Goodman, enxerga a tendência mais recente com bons olhos.

"A moda avança em ciclos", disse ele. "Acho que aquele ciclo se esgotou. É o fim das roupas declaradamente sexies. Para nós, varejistas, isso é muito bom, porque a nova tendência é mais facilmente usável por todos."

Link da matéria:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2004/09/17/ult26u17464.jhtm

Fonte: Boletim Reaja.com - www.reaja.com

*obs. os grifos são do Portal

veja o artigo

A moda é uma arte?

 

voltar para a seção de notícias

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade