logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Google Art Project - Uma visita virtual por museus

O Google possui um projeto muito interessante e gratuíto que permite um passeio virtual em alguns dos principais museus de arte do mundo por meio da Internet.

Intitulado Google Art Project, o projeto usa uma tecnologia similar à do serviço Street View do Google Maps e permite que o usuário "caminhe" pelos corredores dos museus olhando em 360º ao seu redor e conheça mais de 1000 quadros de 400 diferentes artistas.

Além das obras disponíveis para visualização no passeio virtual, o projeto disponibiliza também diversas obras de cada museu em alta resolução. Essas imagens foram fotografadas com cerca de 7 bilhões de pixels, cerca de 1.000 vezes mais detalhado do que uma câmera digital média. Com um clique consegue-se ampliar a obra e ver detalhes das pinceladas que nem mesmo ao vivo seria possível.

Quadro Adoração dos Magos

As obras de arte estão acompanhadas de informações básicas, como título original, ano de criação, dimensão, entre outros. O site também permite que o visitante crie a sua coleção de arte virtual pessoal e compartilhe com outras pessoas.

Detalhes de um quadro no Google Art Project

De acordo com o Google, foram necessários dezoito meses para mapear as obras dos museus selecionados que incluem o The Metropolitan Museum of Art e MoMA em Nova Iorque, The State Hermitage Museum em São Petersburg, Tate Britain & The National Gallery em Londres, Museo Reina Sofia em Madrid, the Uffizi Gallery em Florence e Van Gogh Museum em Amsterdam.

Idealizado por Amit Sood, o projeto visa democratizar a arte, permitindo que todos possam ter acesso a tais pinturas. Segundo a Google, o projeto deve futuramente aumentar a lista de museus e obras que podem ser visitadas pela ferramenta.

Para visitar os museus basta acessar o site do projeto (http://www.googleartproject.com/). Uma lista no lado esquerdo do Google Art Project revela os museus fotografados. Clique em “View Artwork” para visualizar a obra com detalhes ou clique em “Explore the Museum” para passear pelos corredores dos principais museus do mundo.

Embora a sensação de navegar pelo Art Project não se assemelhe à uma visita pessoal aos museus, o projeto tem a vantagem de permitir ver as obras na hora e quantas vezes quisermos, com detalhes, gratuitamente, sem precisar sair de casa.

Até o momento os seguintes museus estão incluídos no projeto:

Alte Nationalgalerie, Berlim - Alemanha
Freer Gallery of Art, Smithsonian, Washington DC - Estados Unidos
The Frick Collection, NYC - Estados Unidos
Gemäldegalerie, Berlin - Germany
The Metropolitan Museum of Art, NYC - Estados Unidos
MoMA, The Museum of Modern Art, NYC - Estados Unidos
Museo Reina Sofia, Madrid - Espanha
Museo Thyssen - Bornemisza, Madrid - Espanha
Museum Kampa, Prague - República Tcheca
National Gallery, London - Reino Unido
Palace of Versailles - França
Rijksmuseum, Amsterdam - Holanda
The State Hermitage Museum, St Petersburg - Russia
State Tretyakov Gallery, Moscow - Russia
Tate Britain, Londres - Reino Unido
Uffizi Gallery, Florença - Itália
Van Gogh Museum, Amsterdam - Holanda


Diversos professores tem se utilizado dessa e outras ferramentas para ensinar sobre arte nas escolas, ensinando como apreciar e ler uma obra de arte, perceber a pluralidade dos sentidos e compreender aspectos culturais e históricos, e desenvolver nos alunos o gosto pela arte,


Neste vídeo, no YouTube, o professor Carlos Arouca, da Escola Vera Cruz, em São Paulo, apresenta o site Google Art Project e mostra como é possível usá-lo para montar galerias virtuais de arte com os alunos do Ensino Fundamental II:

http://www.youtube.com/watch?v=BWFkAkTO3W0

Página do Google Art Project

 

 

Publicado no Portal da Família em 24/01/2012

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade