logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
 


Estrela de Belém
Ir. Zuleides Andrade, ascj

Há meses, vinha ensaiando minha passagem pela Palestina. Tudo começou no dia em que o Arcanjo Gabriel passou por mim com um recado do Céu.


Ele fora visitar uma moça linda e silenciosa que morava em Nazaré. E retornou sorridente. O nome da moça era Maria.
Um querubim segredou-me que Maria aceitou ser a Mãe do Filho de Deus. 

 

Daquele dia em diante, iniciaram-se os preparativos no Céu e na Terra. Era possível ouvir um coral de anjos ensaiando
uma canção de glória e paz, enquanto treinavam revoadas suaves e graciosas, quase sempre à noite.

 

Quando nós, estrelas, começávamos nosso trabalho de salpicar o Céu com pontinhos de luz, e a encantar pastores e poetas,
percebia que muitas pessoas olhavam para o Céu procurando por mim. Três reis magos e astrônomos eram os mais atentos e persistentes. 

 

Na harmonia do Universo, todos se unem para ajudar uns aos outros. Naquela noite longa e fria do solstício de dezembro,
estava já preparada com o meu vestido de luz. Eu era a Estrela de Belém e devia dar o sinal quando nascesse o Filho de Deus.

Estava feliz! Nunca imaginei, porém, que a divina Criança nasceria num lugar simples e afastado, numa gruta, nos arredores de Belém.Silencioso, porém, e com privacidade.

 

Tudo aconteceu meio de repente, na calada da noite. Meu coração intuitivo e feminino de estrela percebeu logo o cantar dos anjos em revoada sobre a gruta. Abri, então, um sorriso imenso e espalhei minha luz por toda a região.

Entrei até pelas frestas da gruta, misturando minha luz com a que o bebê recém-nascido irradiava. Foram momentos de esplendor e glória dos quais apenas os pais da criança, os pastores da região e alguns visitantes forasteiros participaram. Depois tudo se aquietou.

O Universo ficou um longo tempo em adoração. A emoção daquela noite permanece até hoje.  Coloquei-me sobre a gruta, pois devia ser o sinal de que o Filho de Deus havia nascido.

 

Alguns dias depois, três reis magos iniciaram
uma longa jornada em direção a Belém. Ao entardecer de cada noite, procuravam por mim. Quão importante e feliz me sentia em guiá-los até a gruta, onde nascera o Filho de Deus – Jesus.

 

“Vimos a estrela no oriente e viemos adorar o Menino”, disseram os magos. Trouxeram presentes e permaneceram pouco tempo ali.

 

Mais tarde fiquei sabendo que eles escolheram um caminho diferente para voltar às suas terras. Decidiram não contar ao Rei Herodes onde estava o bebê Jesus, o esperado por muitos anos.

Ao regressarem, vez por outra, os magos olhavam para mim, felizes e agradecidos. Nada fiz para merecer tamanha honra e responsabilidade. Ser sinal e caminho de luz para levar as pessoas a JESUS.

Pena que muitas andam tão preocupadas com tudo que têm para fazer, que raramente olham para o céu.

 

Quero “dar uma mãozinha de luz” para os que sonham alto e desejam “alcançar as estrelas”

O Tempo de Advento anuncia que a celebração do Natal está próxima. É nosso desejo encontrar antigos e novos meios de entrar em sintonia com o Aniversariante, como também, dar mais atenção à dimensão espiritual em nossa vida.

Que nossa fé se revele em obras de amor, fraternidade e solidariedade, na partilha dos dons que recebemos.

 

Nosso coração de criança está sempre atento para aprender e partilhar lições de vida.

Natal é também ocasião de passar adiante histórias relativas ao nascimento do Menino de Belém. Transmitidas pelas primeiras comunidades cristãs e escritas pelos evangelistas chegaram até nós, através da Sagrada Escritura – a Bíblia. A linda história do Natal vem sendo contada e cantada de geração em geração e de muitas maneiras.

 

Transpondo as barreiras do tempo e espaço, você já se imaginou presente naquela noite de Natal e, do seu ponto de vista, contar o que aconteceu e sentiu?

 

Nosso grupo, “Prece e PALAVRA” fez essa experiência, em novembro de 2005. A cada cinco dias, sorteávamos os personagens do presépio. Cada membro do grupo
era convidado a colocar-se no lugar de Maria, José, do Anjo, Estrela, Manjedoura...  
e contar a história do Natal daquele dia. Novos Contos foram surgindo.

 

- "Tudo imaginação", dirão alguns.

- "Contemplação amorosa e criativa", diremos nós.

 

Temos a alegria de apresentar-lhes um de nossos contos e deixar a sugestão: Experimente reunir a família, amigos ou alunos e lê-los em voz alta. Experimente repetir o que fizemos, para que cada um passe alguns dias em sintonia com o personagem sorteado e narre a história do seu ponto de vista.

 

Que esses momentos de contemplação, oração e partilha sejam caminhos que nos levem para mais perto de Jesus!

Ir. Zuleides - anjo

Fonte: Triunfo do Coração de Jesus - outubro-dezembro 2006

Visite os blogs de Ir. Zuleides Andrade:

Blog da Zu - www.blogdazu.blogger.com.br

WebSister Blog - www.websister.blogger.com.br

e o site

www.apostolas-pr.org.br


Publicado no Portal da Família em 05/12/2006

 

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade