logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Entrevista com o educador João Malheiro sobre o livro "A Alma da Escola do Século XXI"

Especialista em educação personalizada e diferenciada, João Malheiro é um educador preocupado com a formação integral, ética e religiosa da juventude. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente trabalha na fundação de uma escola de educação diferenciada no Rio de Janeiro. Também é diretor do Centro Cultural e Universitário de Botafogo - www.ccub.org.br, autor de diversos artigos e palestrante sobre o tema da educação e mantém o blog Escola de Sagres (escoladesagres.org) .

Por ocasião do lançamento de seu livro "A Alma da Escola do Século XXI", em Curitiba (agosto/2010), concedeu a seguinte entrevista ao Portal da Família. Afinal, qual é a alma da escola que queremos vislumbrar para este século?

Uma escola tem alma?

João Malheiro: Como qualquer organismo vivo, a escola também tem uma alma, que deverá ser seu “princípio de operações” escolares e que se resumirá na busca da própria excelência humana. Para que isto ocorra, é preciso que pais, professores, funcionários e alunos tenham um projeto comum de melhora integral, que leve a buscar integrar inteligência, vontade e afetividade em cada ação de ensino-aprendizagem. A alma da escola será um reflexo da alma de cada elemento do ambiente escolar.

Infelizmente, muitos pais e educadores, ao escolherem e avaliarem a melhor escola para os seus filhos/alunos nos dias que correm, usam critérios incompletos: boas e modernas instalações, que aprovem muitos nos melhores vestibulares, que se destaquem nos esportes..., portanto, um olhar mais para o “corpo” da escola. Sou da opinião que esta visão distorcida é a grande vilã de qualquer centro educativo, seja ele particular ou público, pois o leva a perder a sua própria identidade e missão. Quando isto ocorre, os próprios professores também ficam desfigurados e desmotivados.

Torço e vislumbro no horizonte de médio prazo uma escola que “ressuscite” a alma da escola, tornando o corpo muito mais saudável!

Esse é um livro para professores?

João Malheiro: Não. Acredito que este livro deverá ser lido por qualquer pessoa de boa vontade que queira arregaçar as mangas na área educativa, sejam pais, trabalhadores da educação, políticos, formadores de opinião. É um fato que todos gostam de reclamar da nossa péssima posição no ranking educacional quando comparado aos principais países do mundo. Falam, sugerem, opinam, reclamam, dogmatizam, mas acredito que a imensa maioria dessas pessoas não sabe dizer qual é a verdadeira solução, porque já perderam o olhar mais profundo do que seja realmente educar: desconhecem quem é essa pessoa humana que é preciso educar. Fala-se de aumentar verbas nos orçamentos governamentais, de darem-se incentivos financeiros aos que alcançarem resultados mais positivos, de se formar melhor os professores, de atualizar a pedagogia e a avaliação, entre outras coisas, mas tudo isto será insuficiente enquanto não se voltar a resgatar o verdadeiro conceito de ser humano e da escola.

Como surgiu a ideia de escrever esse livro?

João Malheiro: No início de 2008, após ter defendido o doutorado em educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), alguns amigos e alunos que me conheciam pelas palestras que dava em várias universidades e escolas sobre ética na educação, me sugeriram que começasse a escrever algo para os jornais, que compartilhasse os “gritos educacionais” que dava nessas palestras com a sociedade. Gostei da sugestão, fiz uma primeira experiência, uma segunda e quando cheguei ao 16˚ artigo publicado e analisei os inúmeros emails que me chegavam no dia seguinte da publicação, percebi que havia uma repercussão muito positiva e deveria aumentar meu público alvo. Reuni 25 artigos – uns mais de divulgação e outros mais científicos – que de alguma forma poderia abranger um leque maior de leitores e publiquei o livro. Fico contente que, após o lançamento do mesmo, em agosto de 2010, a Editora se surpreendeu com as vendas.

Educação Personalizada tem algo a ver com as chamadas escolas construtivistas?

João Malheiro: A Educação personalizada tem alguns princípios que poderiam se assemelhar, em parte, ao construtivismo, quando se incentiva a autonomia da criança, mas diria que a forma como se processa a educação personalizada é mais correta e eficiente. Na perspectiva de Vitor Garcia Hoz, é olhar cada aluno na sua SINGULARIDADE. Cada um tem um caminho único a andar, um ritmo próprio, um temperamento dominante, uns talentos que precisará potencializar e uma vocação a descobrir e desenvolver. Por isso, é preciso ir fomentando na criança, dentro dos limites éticos, uma verdadeira AUTONOMIA, que significa ir ganhando uma capacidade de usar corretamente sua liberdade, por meio das virtudes morais. Uma consequência desse amadurecimento nas virtudes é a ABERTURA aos demais, procurando descobrir a riqueza do espírito de serviço e da entrega aos demais, próprios da verdadeira amizade.

Já temos no Brasil algumas escolas que adotam a educação personalizada?

Educador João Malheiro: Sim. O Colégio Catamarã, em São Paulo, o Colégio Nautas, em Campinas, e a Escola do Bosque Mananciais, em Curitiba, são os que conheço atualmente que trabalham com este modelo educativo.

Ajudar um aluno a se formar em todas as suas dimensões parece ser um desafio muito grande para as escolas.  Seu livro orienta como preparar um quadro de professores capacitados para essa missão?

João Malheiro: Sim. A minha grande motivação ao escrever cada artigo deste livro, como já disse, foi ajudar muitos pais e professores a descobrirem que educar exige um conhecimento mais profundo do ser humano e que não basta ser muito bom no conteúdo da sua disciplina para se tornar um bom professor. Acredito que qualquer professor que se aprofundar em cada capítulo deste livro terá condições de exercer com muito mais capacidade e felicidade seu magistério.

E se o próprio educador não se sente plenamente formado em todas as  dimensões (racionais, volitivas, afetivas, sociais e espirituais ), mesmo assim ele pode almejar essa formação para seus alunos?

João Malheiro: Efetivamente, quando costumo dar palestras em escolas ou universidades, a sua pergunta é uma das mais frequentes. Costumo perceber, enquanto vou falando, que muitos assistentes vão desanimando quando vão notando que estão muito distante do ideal que proponho. A reação costuma ser pior ainda quando os pais percebem que estão indo na direção contrária na que proponho em relação à educação dos seus filhos.

A resposta é que é sempre possível mudar a direção da viagem da vida, principalmente quando se descobre que o destino final não será dos melhores. Mas uma coisa é certa: quanto mais tempo demorarmos para mudarmos em nós mesmos algumas princípios norteadores ou nos nossos filhos/alunos, mais difícil se tornará. Por isso, pretendo, com este livro, chegar antes que seja tarde a muitas famílias de boa vontade, que queiram de fato tornar seus filhos realmente felizes.

João Malheiro, educador

Educador João Malheiro

 

Capa do livro Alma da Escola

Capa do livro A Alma da Escola do Século XXI - Como conseguir a formação integral dos alunos

Clique aqui para saber mais sobre o livro A Alma da Escola do Século XXI


 

Publicado no Portal da Família em 06/11/2010

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade