logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
O Homem Samambaia
Sérgio Becker

Expressões como "desastrado", "incompetente" e "burro" são comuns nos discursos de gestores que precisam dar feedback. Você sabia que 70% do feedback nas organizações são negativos? Só 30%, positivos ou neutros. Vive-se sob críticas de chefes que não são líderes, apenas chefes. Pior ainda é a bronca pública. Essa humilha mais, dói na alma. Mas descobri que tem coisa que pode ser ainda pior...

Recentemente, passei quatro meses no Rio, em eventos para uma mesma instituição. Logo no primeiro dia, o intervalo da manhã atrasou uns 15 minutos, por um lapso do responsável pela copa. No final da tarde, pedi para chamá-lo. Veio um senhor já de cabelos brancos, uniforme azul escuro, braços cruzados, cabisbaixo, suor na testa, pronto para a repreensão pelo atraso (que, soube eu depois, foi culpa do elevador quebrado...). Vi seu crachá: "Manoel".

- "Seu Manoel, quero lhe falar uma coisa: eu gosto muito de café. E o seu é o melhor que já tomei! Qual a marca que o senhor usa? Eu quero saber pra fazer igual". Ele, surpreso, desarmou-se, sua expressão mudou na hora.

- "Olha, eu faço uma mistura da marca tal, mais encorpada, com outra que tem mais sabor. E ainda uma terceira, que tem um aroma legal". Tinha ele criado, sozinho, um blend próprio, único e especial.

No dia seguinte, caprichou nos biscoitos e na marmelada. E, pontualmente, durante os quatro meses, apareceu ele com seu carrinho de trabalho. No último dia de curso, quis falar a sós comigo. - "Seu Sérgio, estou aqui faz tempo. Logo me aposentarei. E ninguém, nesse tempo todo, falou nada do meu café, só o senhor. Não precisava falar bem, era só falar, mais nada".

"Seu Sérgio, outra coisa: o senhor vai embora hoje, 'né? Eu queria lhe dar um presente, mas como não tenho dinheiro, aceite apenas essa lembrança que é de coração". E, com os olhos marejados, tirou de uma sacola um pequeno pacote de café. Café marca "Manoel"...



 


 
Sérgio Becker é consultor, palestrante e Diretor Geral da Unigente - Universidade de Gente - www.unigente.com  

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade