logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Aos Jovens"
Os Líderes

André Pessoa

Qualquer que seja a idade de seus componentes, a liderança em uma turma define-se naturalmente. Os mais habilidosos destacam-se em alguma atividade e por isto são respeitados e admirados pelos demais. O adolescente está em contínua busca de prestígio entre seus amigos.

O nosso objetivo como estudantes é a de nos habilitarmos de conhecimentos gerais e técnicos, com o fim de podermos ser, no futuro, profissionais renomados. Seremos líderes em nossa profissão se, e somente se, tivermos prestígio. Isto será uma realidade na medida em que temos habilidade de acumular conhecimentos. Estaremos sempre estudando. Hoje, como estudantes, estamos aprendendo a estudar, a pensar e acumulando conhecimentos para vencer a próxima etapa de nosso aprendizado. No futuro estaremos estudando para aprofundarmos nosso conhecimento na área que atuarmos.

E assim como no futebol, e em outras atividades, há aqueles que se destacam, o mesmo acontece com a performance escolar. Mas como reage a turma frente ao destaque dos colegas nesta e naquela atividade? Ora, nada mais justo do que tentar imitá-los... claro!!! E se não sou habilidoso.. que mal há que outro assuma a liderança? MAS... e tão somente... na área de atuação de cada um!!

O Zé da bola é bom de bola, e por isto quero tê-lo no meu time. Mas se é mau estudante... bem... não me deixarei influenciar pelo seu mau exemplo e continuarei a ser um bom estudante... e ele que procure me imitar. E mais ainda... se atravessa uma argola no nariz e faz uso de drogas ou assemelhados, ele que o faça, continuarei a ser quem sou e não me deixarei influenciar por seus maus hábitos.

E o incrível é que há aqueles que têm prestígio entre os colegas, por esta ou aquela razão, mas que, por inveja, procuram denegrir a imagem dos bons estudantes, desta ou daquela forma. É... é inveja...

Entre os colégios existem também aqueles que se destacam. Há dois fatores que fazem de um colégio o líder em sua atividade... a seriedade do corpo docente.. e a dos alunos. Será que... o professor consegue dar aula... ou uma minoria, na ânsia de se "destacar", fica atrapalhando as aulas? O professor avança firme na matéria... ou o pessoal do "menor esforço" provoca contínuos atrasos no programa?

Ei... vocês que gostam de estudar... vocês são líderes natos!!! A começar porque vocês têm visão mais ampla, a longo prazo... possivelmente grandes ideais. Depois, porque sabem desenvolver bons hábitos. O esforço não lhes assusta e sabem abdicar do prazer pelo dever. E como um hábito bom, puxa outro, possivelmente serão no futuro homens verdadeiros de uma só peça.

Ei... vocês que gostam de estudar... vocês é que são os líderes... façam acontecer!!! Argumente com os que não se esforçam, que eles estão SE jogando no lixo.... e que vocês não vão deixar que eles arrastem o resto da classe junto!!

Influenciem o ambiente na sala de aula, para que reine a seriedade, uma seriedade bem humorada e produtiva. Digam ao corpo docente... queremos mais!!! Queremos mais matéria... e mais exercícios... mesmo que custe maior esforço pessoal de cada um, professores e alunos. Que renda o colégio que estudamos o que rendem os grandes colégios.... aqueles que garantem que os líderes hoje, serão também os líderes amanhã.



André Pessoa é pai de seis filhos, Mestrado em Orientação Familiar por Navarra, ministra cursos e palestras de Educação de Filhos desde 1995; Graduado pelo IME (Engenharia), Pós-Graduado pela PUC (Administração), FGV (Contabilidade Gerencial), ISE (Programa de Treinamento de Executivos) e Navarra (Orientação Familiar); Consultor da Accenture.
e-mail: andre.v.pessoa@gmail.com


 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade