logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

As drogas no Brasil

Evento em São Paulo reuniu especialistas em drogas

No dia 9 de junho, o Centro de Extensão Universitária, em São Paulo, promoveu o evento "Drogas: Prevenção e Tratamento". Dirigido a pais, professores, médicos e diretores de escolas, o evento contou com a presença de quatro especialistas no combate às drogas: o ex-secretário nacional antidrogas Walter Maierovitch, o psiquia-tra Arthur Guerra Andrade, o delegado do Denarc (órgão governamental que reprime a oferta e o tráfico de drogas) Alberto Angerami e o diretor da Comunidade Terapêutica Horto de Deus, Léo Oliveira.

Os palestrantes foram unânimes em afirmar que o problema das drogas é grave. Muitos jovens estão se tornando dependentes de um negócio que movimenta cerca de 3 a 5% do PIB mundial, segundo estimativas da ONU. Walter Maierovitch disse, como publicou Interprensa em maio (As drogas no mundo, n.º 46), que o consumo de heroína e cocaína diminuiu. Porém, o ex-secretário nacional antidrogas apontou um novo problema: o crescimento do consumo de drogas sintéticas, como o nexus e o flat-liner, substitutos da cocaína usados na Europa. Maierovitch aponta que a fabricação da droga é simples: "Basta o acréscimo de algumas moléculas para se obter uma nova 'droga de embalo'."

O psiquiatra e coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Hospital das Clínicas, Arthur Guerra Andrade, mostrou os resultados da pesquisa realizada entre estudantes da Universidade de São Paulo de 1997 até hoje (disponível no site: www.usp.br/medicina/grea). Guerra Andrade disse que o consumo de maconha entre os estudantes cresceu de 19% para 25% nos últimos cinco anos, apesar das campanhas realizadas na universidade. Os dados da pesquisa mostraram a relação entre o consumo excessivo de álcool e o uso de drogas. O psiquiatra também alertou para o fato de que as propagandas de bebida alcoólica estão sendo dirigidas ao público infantil, com animações de tartarugas e siris: "Meus filhos adoram essas propagandas. No futuro, certamente essas propagandas vão voltar à mente deles."

A mesma tendência foi apontada pelo delegado do Denarc Alberto Oliveira. Ele citou uma pesquisa realizada pelo próprio órgão, mostrando que o jovem consumidor de álcool tem 60% mais chance de se tornar um dependente de drogas. "40% dos homicídios acontecem no trajeto boteco-casa ou casa-boteco", afirma o delegado. E conclui: "Para mim, o álcool é a pior droga. Ou melhor, a segunda. A pior é a falta de valores e exemplos dos pais."

O delegado apresentou três propostas para a diminuição do consumo de drogas: a inclusão de matérias sobre prevenção no currículo escolar; a proibição da publicidade que enalteça o cigarro e as bebidas alcoólicas; e o encaminhamento de usuários e menores de 18 anos para clínicas ou grupos de ajuda ao dependente.

Léo Oliveira, diretor da Comunidade Terapêutica Horto de Deus, destacou o papel da permissividade da família: "O jovem chega bêbado em casa e o pai acha bonito. Drogado não, mas bêbado pode."

No suplemento Entrevista deste mês, Léo Oliveira traz mais detalhes sobre o seu trabalho e explica como ajudar os filhos com o problema das drogas.


Interprensa - www.interprensa.com.br - Edição 48 - Julho de 2001

 


www.interprensa.com.br

"Para mim, o álcool é a pior droga. Ou melhor, a segunda. A pior é a falta de valores e exemplos dos pais."

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade