logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Geração Whatsapp tem dificuldade com textos longos

jovem e internet Uma geração que se expressa melhor escrevendo do que falando. E que tem uma objetividade impressionante, sendo capaz de ir direto ao ponto em poucas palavras. Mas que, diante de um texto mais longo, se perde – e, portanto, pode ter seu desempenho em exames e vestibulares prejudicado, não por falta de conhecimento, mas de domínio de algumas habilidades socioemocionais.

“Começamos este ano a mapear as habilidades de expressão de nossos alunos e nos deparamos com esse perfil”, explica Rita Carolino, coordenadora pedagógica do Colégio Internacional Anhembi Morumbi. “São jovens que dominam o conteúdo tradicional, mas que apresentam queda de desempenho diante de enunciados complexos”, detalha.

Embora não haja um estudo que estabeleça a relação entre tais características e as modernas ferramentas de comunicação por texto, o paralelo é inevitável: “São jovens que privilegiam a comunicação rápida, por escrito, nos serviços de compartilhamento de mensagem, como Whatsapp, ou microblogs, como Twitter”, informa Rita.

Outra possível conseqüência da preferência pela comunicação por escrito é o baixo desempenho em apresentações verbais constatado em algumas séries do ensino médio. “Usamos a mensuração das habilidades socioemocionais justamente para que possamos adaptar o planejamento escolar de forma mais personalizada. Cruzando os dados de desempenho das habilidades cognitivas e não cognitivas, é possível elevar a carga das matérias onde trabalhamos a expressão verbal, como português, literatura e história”, detalha Rita.

Publicidade


Fonte: Aviv Comunicação

Publicado no Portal da Família em 26/05/2014

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade