logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Educação da Afetividade através do Cinema

Dr. Pablo G. Blasco

logo IEF
capa do livro
Ano da Edição: 2006
   
Chamada: Em seu mais novo livro “Educação da Afetividade através do Cinema”, Pablo González Blasco, membro fundador e diretor científico da Sobramfa (Sociedade Brasileira de Medicina de Família), mostra como as experiências educacionais através do cinema acabam ultrapassando o cenário médico e alcançando aulas de educação familiar, treinamento de grupo de empresas, cursos de lideranças e conferências de motivação vocacional.
Editora e vendas: IEF - www.ief.org.br
Preço pesquisado: R$ 44,00 *
   

Educação da Afetividade através do Cinema

O universo da afetividade – sentimentos, emoções e paixões – vem assumindo um papel de protagonista no mundo da educação.

As emoções do aluno não podem ser ignoradas neste processo e cabe ao educador contemplá-las e utilizá-las como verdadeira porta de entrada para compreender o universo do estudante. Formar o ser humano requer educar a sua afetividade, trabalhar com as emoções. Como fazer isto de modo ágil, moderno, compreensível, eficaz?

O cinema mostra-se útil na educação afetiva, por sintonizar com o universo das pessoas onde impera uma cultura da emoção e da imagem. Educar as atitudes, supõe mais do que oferecer conceitos teóricos ou simples treinos; implica promover a reflexão – verdadeiro núcleo de processo humanizante – que facilita a descoberta de si mesmo, e permite extrair do íntimo de cada um o compromisso de me-lho-rar.

Professores, estudantes, líderes empresariais, educadores familiares, agentes sociais,recursos humanos, e todos os que têm a gestão de pessoas como objetivo profissional, encontrarão neste livro uma metodologia simples, acessível e divertida para aperfeiçoar seu desempenho.

Onde há pessoas querendo melhorar e alguém querendo educar o cinema tem vez.


Sobre o autor

Pablo González Blasco é medico e doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. membro fundador e diretor científico da SOBRAMFA - Sociedade Brasileira de Medicina de Família - e membro internacional da STFM - Society of Teachers of Family Medicine. É autor dos livros O Médico da Família hoje (SOBRAMFA, 1997), Medicina da Família & Cinema (Casa do Psicólogo, 2002), co-autor de Princípios de Medicina de Família (SOBRAMFA, 2003) e de Cinemeducation: a Comprehensive Guide to using films in medical education (Radcliffe Publishing, 2005). É também autor de diversas publicações e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais onde aborda temas de caráter humanista, com ênfase na Educação de Afetividade através do cinema e das Artes. Seus escritos são o reflexo da experiência como Professor da Medicina da Família e estudioso da Educação Médica, assim como da intenção com o meio acadêmico nas conferências e aulas em que frequentemente é solicitado. Mesmo dedicando a maior parte de sua atividade profissional à formação de futuros médicos, colabora também com projetos de educação corporativa em empresas, em instituições educativas e nos diversos meios de comunicação.

Publicado no Portal da Família em 24/01/2007

veja aqui outras dicas de livros recomendados para pais

www.portaldafamilia.org
O Portal da Família não comercializa ou distribui livros e outros produtos, apenas recomenda boas obras. Somente livros e produtos que recomendariamos a um amigo.
O preço estimado é o preço médio pesquisado na data de indicação, servindo apenas de referência.
Publicidade