logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

 
Boletim Portal da Família 008 - 02/outubro/2002

Vejam abaixo a relação dos novos artigos publicados:

Eventos Especiais

01. - Transmissão pela Televisão da Canonização de Josemaría Escrivá

"Sede homens e mulheres do mundo, mas não sejais homens ou mulheres mundanos" (Caminho, 939)
No dia 6 de outubro de 2002, em Roma, S.S. João Paulo II irá celebrar a cerimônia da Canonização do fundador do Opus Dei. A Rede Vida e a TV Século 21 (UHF canal 53; a cabo 24 Net; pela internet www.tvseculo21.org.br) transmitirão a cerimônia a partir das 5 h do dia 6 de outubro.

No próprio dia 6 de outubro, às 10:30 h, haverá uma Concelebração Eucarística de Ação de Graças pela canonização de São Josemaria Escrivá, presidida pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, no Centro Educacional e Assistencial da Pedreira (Rua José Vieira Martins, 270 - São Paulo - SP - e-mail: centenario@pedreira-centro.org.br)

O Portal da Família presta sua homenagem à esse verdadeiro educador, que nos ensina que todos somos chamados à santidade no meio das ocupações de cada dia (na família, no trabalho, com os amigos...), e que os esposos devem se esmerar para que suas casas sejam “lares luminosos e alegres”.

02. - Instituto da Família: Curso Educar em Positivo link

2a. Reunião - 19 de outubro : Como fazer seus filhos de 0 a 6 anos adquirirem hábitos (instintos guias e períodos sensitivos)

Dica de Leitura Especial 

Livro: A Tua Filha de 12 Anos

Este livro pretense ser uma pequena resposta, um conjunto de orientações para os pais que têm uma menina entre os 9 e os 14 anos, e que a amam muito, como os Pais (com P maiúsculo) amam os filhos.

Seção Família

Artigo: A Mulher na Vida Social do Mundo link
É cada vez maior a presença da mulher na vida social, para além do âmbito familiar em que ela até agora se movia quase exclusivamente. Quais são as características gerais que a mulher deve vir a ter para cumprir sua missão?

Artigo: A Mulher que trabalha fora e a responsabilidade do lar link
Às vezes, a mulher não tem certeza de se encontrar realmente no lugar que lhe compete e a que é chamada. Muitas vezes, quando faz um trabalho fora de casa, pesam sobre ela as solicitações do lar; e, quando continua dedicando-se em cheio à família, sente-se limitada em suas possibilidades. Que se pode dizer às mulheres que passam por essas contradições ?

Jornada Comemorativa: O tema da família nos ensinamentos de Josemaría Escrivá link
Resumo do evento realizado em São Paulo no dia 18 de agosto de 2002, para a Jornada Comemorativa do Centenário de Nascimento de Josemaría Escrivá, enfocando o tema da família em seus ensinamentos.

Seção dos Pais

Artigo: A importância da atitute dos pais link
Das experiências que tiveram tido em casa depende, em boa parte, que os filhos cheguem a ser pessoas sociáveis e capacitadas para a autêntica vida de amizade. Quais as atitudes paternas que favorecem a capacidade dos filhos para a convivência?

Artigo: Educação "à Scolari" link
Apesar das críticas que recebeu antes e durante a competição, o técnico Luis Felipe Scolari, o Felipão, adotou um método de trabalho que pode servir de modelo para muitos pais e educadores. O ambiente amigável e familiar da seleção mostrou que só talento não ganha jogo, é preciso também saber educar.

Artigo: Pais e filhos: como superar os conflitos de gerações ? link
De vez em quando, a alteração da situação familiar de nossos dias faz com que não seja fácil o entendimento mútuo, chegando a produzir, inclusive, a incompreensão, verificando-se aquilo que se tem chamado conflito de gerações. Como se pode superar isto?

Seção dos Filhos

Clube Gávea - diversão e cultura para garotos de 10 a 13 anos link
Um clube juvenil de educação em tempo livre para garotos de 10 a 13 anos que desenvolve atividades manuais, artísticas, esportivas, culturais e formativas, próprias para essa faixa etária. Em Perdizes - São Paulo-SP.

Clube Mirante - para meninas, desenvolvimento de virtudes humanas e gosto pelo estudo link
O Mirante é um Clube juvenil, que, aberto a meninas de 8 a 16 anos, tem como objetivo fomentar, através de várias atividades, o desenvolvimento de virtudes humanas, entre elas a amizade e a sociabilidade, bem como ensinar a ocupar o tempo livre desenvolvendo capacidades e aptidões, além de estimular o gosto pelo estudo. Na Vila Mariana - São Paulo - SP.

Seção Vovô e Vovó

Dia 27/09, Dia do Idoso link para o livro

Neste mês homenageamos a 3ª Idade, a maravilhosa idade da sabedoria, das experiências vividas e do amor desprendido dos avós. Aprenda a curtir seus Anos Dourados.

Seção Sociedade

Artigo: Monoparental, eu ? link para o livro
Rejeitar o "rótulo" de monoparental não resolve o problema causados pela falta de um dos pais.

Artigo: Os prediletos de Madre Teresa link para o livro
Uma mulher sem filhos, convertida, pela fé e pelo amor, na mãe mais fecunda do mundo.

Seção Notícias Curtas link para a secao

Estudo mostra que programas, na TV, tipo "família" são melhores para os anunciantes.

Os estúdios Disney querem voltar a fazer filmes para toda a família.

 

Seção Links Recomendados link para a secao

Hacer Familia

Excelente site da Fundación para la Educación y Orientación Familiar Hacer Familia, editora da Revista Hacer Família.

The Baby Einstein Company

The Baby Einstein Company is a world leader in developmental media products for babies age 0-4 years. Our videos, DVDs, discovery cards, books and audio CDs expose your little ones to the world around them through the use of real world objects, music, art, language, science, poetry and nature.

Fórum de Discussão link para a secao

Participe de nossos grupos de discussão sobre educação, relacionamento familiar, turismo família e sociedade !

19. - Novo grupo de discussão criado: Ser Mãe

 

Nossos especiais agradecimentos à todos os colaboradores desta edição do boletim, dentre eles:

Alexandre, Denise, Jaime, Julia, Luis M., Luis Roberto, Marco Aurelio, Patricia, Teixeira e Wanderley. E também à todos os que indiretamente também colaboraram e colaboram com a construção do Portal da Família.

Seus comentários e sugestões são bem-vindos. Esperamos que tenham gostado das novidades.

Um grande abraço para toda a família. Até a próxima !

Equipe do Portal da Familia

e-mail: editor@portaldafamilia.org