logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

QUEM CASA QUER CASA?

...OU QUER LAR?
Jorge Gaidarji *

“A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”.

( Tolstoi )

 Acordei aborrecido. Todos foram para a fazenda. Sentei-me ao lado da piscina. Vejo o madeiramento da varanda quase se encostando à mangueira. O barulho da água e o cri-cri do pássaro no ninho me irritam um pouco. Os carros na garagem ... não sei onde guardei as chaves. Não importa. Resolvi dispensar os empregados. Está tudo muito cinza. O envidraçado do salão de jogos, fechado. A sala de musculação, ainda aberta desde a última sexta. Engraçado... olho para os lados e vejo que tudo o que todos procuram está tão perto de mim e ao mesmo tempo me parece tão distante.

Há um grande vazio até onde meus olhos vêem e o pensamento alcança. Passaram-se nervosos 40 minutos nessa cadeira. Hoje será eterno.

Tocaram a companhia. Deve ser o jardineiro; acho que não vou atender. Insistente em demasia. Ouço vozes de crianças. São meus filhos. Desistiram da viagem.

Abraços, beijos correria. Não sei o porquê, mas o ar parece diferente. Mais leve. A água da piscina parece mais azul. Chamei minha filha; que tal dar-mos uma olhadela naquele ninho? Será que nasceram novos filhotes? Uma felicidade toma conta de meu peito.

Sinto que sem a minha família nada tem sentido. Lembrei-me que outro dia li no livro do Deppack Chopra, - “As Sete Leis Espirituais Para O Sucesso” - que tudo que precisamos para que sejamos felizes é de graça. Acho que é verdade. Dinheiro, bens... são coisas necessárias, mas compreensão, amor, carinho, afeto, saúde, amizade e paz são coisas que não tem preço. São essas coisas e essas pessoas que nos movem a alcançar objetivos.

Decidi que devo trabalhar menos e curtir mais o hoje, retribuir o carinho, ouvir a reclamação, olhar mais para fundo dos olhos das pessoas, dar bom dia aqueles que não se conhecem, ler um gibi do cascão, jogar fora a página do jornal que trata de violência, dar a partida no carro e ir para lugar algum.

Essa minha experiência de hoje me fez sentir que eu preciso dos outros, eu preciso do mundo e talvez outros e o mundo precisem de mim. Eu preciso estar à disposição para que estejam à minha disposição. A minha saúde e a saúde da minha família está no lar, na união.

Tudo são os olhos de quem o vê. Agora sinto que tudo tem mais cor e em tudo há mais vida. Este será um graaaannde dia.

“Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família”.
(Benjamin Franklin)


Jorge Gaidarji. Bacharel em Direito e Educação Física. Especialista em Direito Público. Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul.

Família e Lar

 

 

Publicado no Portal da Família em 02/02/2010

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade