logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

VOLTA ÀS AULAS: Aprenda a montar uma lancheira saudável e turbinada

Fátima Miquelim, nutricionista do grupo NK

É hora de voltar às aulas e todo ano as mamães enfrentam o mesmo dilema:  montar um cardápio nutritivo e gostoso para seus filhos saborearem durante o recreio. O sonho dos pais  é que o filho abra a lancheira e se depare com alimentos gostosos e saudáveis.

Apesar dos produtos industrializados serem mais práticos, a saúde da criança deve sempre estar em primeiro lugar. Não se pode negar, que as coloridas  bolachas, os chocolates e os famosos salgadinhos agradam o paladar da criançada e facilita muito  a vida agitada das mamães, mas de acordo com a nutricionista do grupo NK, Fátima Miquelim, com planejamento e um pouco de vontade, a lancheira pode sim ser turbinada e nutritiva. A profissional montou o cardápio de 1 semana com ideias práticas. Além de sugestões, Fátima dá dicas sobre como higienizar e armazenar os alimentos.

Dicas importantes para uma lancheira saudável e turbinada

1.       Escolha da lancheira: O melhor é adquirir uma lancheira térmica que conserva mais os alimentos, outra opção é colocar saquinhos ou pequenas placas com água que podem ser congelados e colocados dentr o da lancheira, o que dará mais segurança para que os alimentos não estraguem principalmente em dias mais quentes. Embale as frutas e os lanchinhos em papel alumínio, use também potinhos e saquinhos próprios para alimentos. O suco de fruta natural deve ser feito um pouco antes de preparar a lancheira e colocado em garrafinha térmica bem fechada.

2.       Limpeza e Higienização: A lancheira deve ser limpa diariamente para retirar todos os resíduos de alimentos, usar uma esponja macia com água e detergente neutro, retirar detergente e secar bem. Uma vez por semana lavar a lancheira utilizando no final um pouco de água com água sanitária para higienizar.

3.       Horário de preparar a lancheira: A lancheira deve ser preparada um pouco antes de levar a criança para a escola, não sendo possível, no dia anterior prepare a porção dos alimentos e bebidas deixando-os higienizados e embalados dentro da geladeira, e pela manhã é só colocá-los na lancheira na hora de sair com a criança.

4.       Escolha dos alimentos: é importante considerar a idade do seu filho na hora de escolher os alimentos. As crianças pequenas precisam de porções menores, observar a consistência ideal para idade e que seja fácil para comer. As crianças maiores têm mais opções de alimentos. Devemos ensinar as crianças a comer corretamente e a fazer boas escolhas de alimentos, utilizando lanchinhos saudáveis, sucos, achocolatados e frutas, também uma ótima opção é colocar na lancheira uma porção com tomatinho uva sweet grape, que faz bem a saúde e é muito gostoso para comer in natura. Uma lancheira saudável deve ser rica em fibras e nutrientes que auxiliam no desenvolvimento, crescimento e manutenção da saúde das crianças.

5.       Alimentos que devem ser evitados: Em qualquer idade devem ser evitados alimentos que prejudicam a saúde das crianças. Estão vetados: salgadinhos industrializados, guloseimas, coxinha e outros salgados fritos e gordurosos, bolachas recheadas, chocolates em excesso e refrigerantes.

Obs.:  Contém Glúten e lactose

Crianças pequenas

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

1 caixinha de achocolatado,
1 ou 2 bisnaguinhas com requeijão,
10 uvas sem caroço.

1 caixinha de suco,
1 fatias pão integral sem casca com peito de peru e tomate picadinho (lanchinho em triangulo).
1 ameixa vermelha

1 garrafinha de leite fermentado,
1 fatia de bolo de laranja simples,
6 a 8 tomatinhos sweet grape.

1 Iogurte. 4 biscoitos salgado integrais,
com geleia de frutas.

1 caixinha de água de coco,
4 biscoitos cookies de aveia.
1 banana pequena

 

Crianças maiores

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

1 iogurte de frutas com cereais. 10 a 12 tomatinhos sweet grape

1 caixinha de achocolatado, 1 fatia de bolo de fubá
1 pera.

1 suco de fruta, 2 ou 3 bisnaguinhas com requeijão e peito de peru,
1 cachinho de uva.

1 iogurte com aveia,
1 barra de cereal,
1 banana.

 

1 garrafinha de leite fermentado,
1 pãozinho de ciabata ou sírio com queijo branco, tomate picado e alface,
1 maçã.

                                           

Lancheiras turbinadas

Lanche 1

Lanche 2

Lanche 3

1 achocolatado

1 sanduiche de pão integral e peito de peru com tomate e alface picadinho.

1 maçã

1 iogurte com aveia

Biscoitos integral com requeijão.

10 tomatinhos uva

1 Água de coco

2 bisnaguinhas com queijo branco, orégano e rúcula.

1 Saladinha no potinho: uva, morango, tomate sweet grape.


Publicado no Portal da Família em 06/02/2014

lancheira turbinada

Publicidade

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade