logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Como escolher a mochila certa para as crianças


A mochila é uma das principais companheiras de qualquer criança em idade escolar. Elas transportam tudo o que é necessário e já quase fazem parte do uniforme escolar. Entretanto, é necessário ter uma certa preocupação, já que o peso excessivo e até mesmo a escolha do modelo podem gerar grandes prejuízos à coluna da criança. A escolha da mochila ideal é uma tarefa que merece atenção e cuidado dos pais, por isso é preciso antes de tudo se informar.

Opinião da criança

A decisão deve ser tomada junto a elas. Atualmente, as crianças estão cada vez mais decididas e cheias de gostos. E, principalmente, porque é necessário que elas testem o produto para sentir se há algum incômodo ou insatisfação. Os melhores modelos são mochilas esportivas, que possuem um reforço e são mais leves, perfeitas para o dia a dia.

Peso

o peso da mochila deve ter no máximo 10% do peso da criança para preservar sua coluna. A própria Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia recomenda essa regra para evitar qualquer prejuízo à saúde do pequeno. Portanto, a mochila escolhida deve ter o tamanho ideal para carregar apenas uma quantidade de objetos que não atinja esse peso.

Lancheiras

O peso extra trazido de alimentos e lanches levados à aula deve ser carregado em uma lancheira. Ela deve ser levada à parte, sem sobrecarregar o peso nas costas. Assim, os alimentos são transportados de maneira mais eficiente, segura e conserva melhor cada item. Há vários modelos disponíveis no mercado, com isolamento térmico e temas que agradam os pequenos.

Conforto

As alças devem ser acolchoadas para não causar dores nos ombros das crianças. Outro fator importante é evitar mochilas com apenas uma alça, prejudicando a postura. Dessa forma, o peso fica melhor dividido nas costas do pequeno e evita o sobrepeso em um só ombro.

Modelo

O modelo deve ter o mesmo tamanho das costas das crianças, assim garante-se a estabilidade e a proporção ao ser carregada. Uma ótima dica e que geralmente foge ao senso comum é a escolha de mochilas com menos compartimentos. Assim, a criança não se sentirá direcionada a carregar mais objetos desnecessários, mantendo somente o essencial.

Arrumação

As alças devem ser mantidas mais rentes ao corpo para evitar que fiquem caídas. Elas devem estar ajustadas a 8 cm acima da cintura, se possível. Assim, evita-se que a coluna seja prejudicada ou o peso aumente. A arrumação deve também posicionar os objetos mais pesados no fundo e mais próximos ao corpo.

garotinha segurando mochila

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 10/12/2014

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade