logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Cinco dicas para garantir boa alimentação no verão

Rafael Munerato *

Ao contrário do inverno, época em que devemos ingerir alimentos mais energéticos e calóricos, no verão, recomenda-se a ingestão de refeições naturais e leves, porque, durante a estação, os dias são mais longos, as temperaturas se elevam e várias mudanças acontecem no meio ambiente. Para se adaptar a essa nova situação, as pessoas sofrem aumento da transpiração para conseguir manter a temperatura corporal, por causa das temperaturas mais altas. Isso leva à perda de água e sais que, se não repostos adequadamente, pode levar à desidratação.

A seguir, o clínico geral do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica Rafael Munerato dá dicas para você curtir o verão de forma saudável e sem se preocupar.

1. Coma pouco e várias vezes por dia

A primeira dica do especialista é a ingestão de alimentos em pequenas quantidades e várias vezes ao dia. No café da manhã e também no lanche da tarde recomenda-se a ingestão de frutas e sucos naturais. No almoço e no jantar, carnes grelhadas e vegetais. “As saladas cruas são excelentes opções e devem, preferencialmente, ser temperadas com azeite, vinagre e limão. Importante lembrar que a maionese pode ser perigosa nessa época do ano, pois tem ovos crus, foco de contaminação de bactérias”, lembra o médico.

2. Cuidado com o preparo e a conservação dos alimentos

O cuidado com o preparo e a conservação dos alimentos, principalmente os vegetais e as carnes, também é ainda mais importante no verão por causa do calor. Segundo Rafael Munerato, é fundamental que sejam mantidos refrigerados e bem acondicionados em recipientes próprios, pois as altas temperaturas podem acelerar a degradação e favorecer a proliferação de bactérias e fungos. Para a lavagem adequada de frutas, legumes e verduras, usar água tratada ou fervida. Eles podem ser mantidos, durante uma hora, em uma mistura de água e algumas gotas de hipoclorito de sódio ou vinagre, com enxágue adequado depois.

3. Cuidado com a desidratação!

Para evitar a desidratação, devem-se tomar, no mínimo, dois litros de líquido por dia (exceto se houver restrições médica). É recomendada a ingestão de água e sucos naturais, que não dão a sensação de “barriga pesada” como acontece quando há o consumo de refrigerantes e outras bebidas gaseificadas. “Além disso, os sucos naturais garantem um aporte adequado de vitaminas e sais minerais. E lembre que os chamados ‘sucos industrializados’ na verdade não são sucos, mas sim ‘néctar’ de frutas, por isso, nas embalagens desses produtos, não está escrito ‘suco’. Além disso, têm grande quantidade de açúcar e conservantes”, alerta Rafael.

4. Cuidados com a pele

Para ajudar a manter a pele saudável, é recomendável a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, que têm propriedades antioxidantes, e água. A saúde da pele está diretamente ligada a seu grau de hidratação e esta ocorre de “dentro para fora” com a ingestão de líquidos, e não com o uso de cosméticos. As vitaminas C estão principalmente presentes em frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).

5. Proteção solar

“A exposição solar, hoje em dia, não é recomenda em nenhum período do dia, por causa do risco de câncer de pele”, alerta o médico. Por esse motivo, o uso de protetor solar é muito importante em todos os momentos em que houver a exposição. Seu uso deve ocorrer mesmo em dias nublados, pois hoje sabemos que os raios ultravioletas não são totalmente bloqueados pelas nuvens. É obrigatório que a proteção seja contra os raios UVA e UVB.

* Rafael Munerato é especialista do grupo Sérgio Franco Medicina Diagnóstica

Publicado no Portal da Família em 06/02/2014

crianças, frutas

Publicidade

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade