logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Autoridade e Educação

A família é uma escola de humanismo onde pais e filhos aprendem a refletir juntos. Em uma família deve existir a autoridade e disciplina – a autoridade-serviço. A autoridade-serviço necessita de umas normas estabelecidas previamente, não de forma caprichosa. Devem ser reconhecidas por todos e se os filhos colaboraram em escolhê-las, melhor.

Antes, a autoridade procurava a perfeição da ação realizada, agora procura a melhora pessoal do que obedece. É uma autoridade mais participativa e compartilhada na qual se busca o bem das pessoas.

Deve-se exercer a autoridade mais do que para ter um lar ordenado, para que os filhos melhorem na ordem e os pais se esforcem também em melhorar.

Para exercer a autoridade-serviço é conveniente que exista uma base de normas ou regras que todos devem viver. Conforme os filhos se tornam maiores, eles podem participar em estabelecê-las, sempre que a última palavra seja dos pais.

Autoridade e amor devem andar juntos. Exercemos a autoridade porque queremos bem nossos filhos e também para ajudar-lhes a serem pessoas responsáveis.

A formação dos pais

Os pais enquanto são pais estão educando. Não há férias nem descansos. Estar em dia exige um esforço por uma formação permanente.

A cada ano os pais se encontram diante de uma situação diferente. Os filhos são diferentes, o ambiente em que se movem muda. Os pais precisam então receber uma formação contínua.

A formação dos filhos necessita de um projeto que tenha três áreas:
- um projeto para o corpo
- um projeto para a inteligência
- um projeto para a vontade

Ajudar os filhos a serem pessoas livres e responsáveis é o objetivo do projeto.
O bom exemplo dos pais é algo vital, indispensável, necessário e também não é suficiente. Porque para o exemplo ser educativo, não está no gesto ou na ação que se faz em um momento determinado mas no modo de proceder habitual de uma pessoa.

O exemplo tem que ser natural, sem a intenção artificial de querer dá-lo; necessita coerência. Devemos viver primeiro o que exigimos de nossos filhos.

Para conhecer bem os filhos não basta dar-lhes um bom exemplo, deve-se gastar muitas horas escutando-lhes com interesse e atenção.

Liberdade e Responsabilidade

Uma pessoa é responsável quando assume as conseqüências de seus atos com respeito a outros e também quando é capaz de prever estas conseqüências.

• Responsável ante sua família
• Responsável ante si mesmo
• Responsável ante a sociedade

Ante a família:

Os pais devem deixar claro que todas as pessoas obedecem. Obedecer significa ordem e a ordem nos faz mais felizes. Se cada um fizesse o que tem vontade, o mundo seria um caos. Devem existir normas na família, e quando existe uma norma específica e as crianças sabem que todos as cumprem, elas também cumprirão, com constância e sempre. Ex.: o quarto ordenado, lavar as mãos antes das refeições, rezar antes das refeições, etc.

Os filhos obedecem melhor quando explicamos antes a razão de fazê-lo. É um bom sistema explicar com histórias o que acontece quando não se cumpre e os porquês.

Ante si próprio:

É necessário ensinar os filhos a responsabilizar-se ante eles mesmos. Seu orgulho pessoal ajudará, mas será importante fazer-lhes ver a necessidade de fazê-lo.
As pessoas devem ser capazes de fazer o que devem fazer sem que lhes tenha que repetir dez vezes.

Responsabilizar-se ante eles mesmos os ajudará a:
- ganhar em personalidade
- fortalecer seu caráter
- ganhar em liberdade
- ter mais amigos

Ante a sociedade:

Sentir-se responsável ante aos demais é amor, é uma dimensão mais alta.
Pode-se começar dando-lhes responsabilidades sobre os irmãos ou crianças menores. Que sejam mestres de outras crianças. Com o tempo descobrem que é agradável e fica fácil motivá-los para começarem a ajudar em casa.

A motivação principal é que o fazem muito bem, que seus pais estão orgulhosos deles e que todas as pessoas ajudam umas às outras e eles já têm idade de fazê-lo.
O trabalho dos pais é de ajudar-lhes a buscar a ocasião, é elogiar suas ações e fazer-lhes ver o bem que estão fazendo.

O contato com gente pobre – ver como vivem – produz impacto. Mas servem para que se dêem conta da necessidade de ajudar os outros. Ajudar e servir aos demais é uma responsabilidade de todos e, mais ainda, dos que têm uma posição econômica privilegiada. É um dever de justiça.

Os estudos

Os pais tem em suas mãos a possibilidade de ajudar seus filhos para que sejam bons estudantes.

Quanto menor for a criança, maior é a influência e a possibilidade de êxito. Por exemplo, se você ensina uma criança pequena a nadar ou a tocar um instrumento musical, é provável que o faça melhor que outros. Quando ela for maior, gostará e o fará bem. O mesmo se pode dizer com relação aos estudos.

É importante que os pais leiam para a criança desde pequena, para que aprenda a escutar, fazendo que ela conte a seu modo e que aprenda a concretizar e a contar. É bom comprar livros de contos e ajudá-la a lê-los, pois assim acabará gostando. Você estará colocando as bases para que goste de estudar. Acostume-a desde pequena a estudar sozinha, ensine-lhe como se faz.

Quando um filho tem hábitos bons, virtudes, e vive em uma família onde os membros se querem mutuamente, rodeado de carinho e confiança, o normal é que o estudo não seja problema. Mas insisto, é conveniente que saiba estudar.

O dinheiro


Os prêmios com dinheiro, jogos ou objetos caros não costumam ser convenientes. Quando o pai premia ou castiga com dinheiro está apoiando o materialismo e, portanto, o consumismo. Está dando a entender que o que realmente vale nesta vida é ter, é ter dinheiro para comprar e gastar.

O aprender é uma necessidade natural do homem. O prêmio está no próprio fato de conhecer mais coisas. E isto funciona sem problema na maior parte das crianças. Há prêmios muito mais eficazes que o dinheiro.

Exemplos: elogios, o carinho, compartilhar uma parte de seu tempo, etc.

Os amigos

Um bom amigo é um tesouro. Os tesouros são descobertos. Faça com que seus filhos descubram o valor da verdadeira amizade desde pequenos.

Amigos, colegas e cúmplices. Eles devem conhecer a diferença para não cair na armadilha. Os pais, também. Que tipo de amigos tem seus filhos.

AMIGO

Quando quer seu bem e se ajudam mutuamente, e com essa amizade melhoram os dois como pessoa.

COLEGAS

Os colegas se unem numa atividade exterior (jogo, esporte, uma aficção,...) Mas quando cessam essas atividades termina a amizade.

CÚMPLICES

Os cúmplices são pessoas que se unem para fazer algo mau. Sua convivência lhes torna cada vez piores como pessoa.

Procure conhecer muito bem os amigos de seus filhos. Deixe que eles joguem ou visitem sua casa freqüentemente. Procure conhecer suas famílias e você conhecerá melhor seu próprio filho.

O tempo livre

A família funciona bem se todos são responsáveis por algumas das muitas funções que esse projeto comum apresenta. Quando os filhos têm tempo livre, os pais devem aumentar suas contribuições, suas responsabilidades no projeto comum familiar.

Jogar com as crianças não é comprar-lhes jogos para que joguem. É jogar com eles. Não se pode ter os filhos perdidos pela casa sem ensinar-lhes a jogar. Necessitam saber jogar para saber usar o tempo livre.

Programe os fins de semana. Faça-os amenos e divertidos. São um esplêndido tempo para viver em família e conhecer os filhos.

O filho desocupado se “mal-educa” sozinho. Ele “não sabe o que fazer”, é triste. Tem repercussões no hábito do estudo e na formação de seu caráter, e na adaptação ao ambiente. Costuma terminar em conflitos familiares.

As férias

As férias são também para trabalhar e esforçar-se. Devemos sincronizar tudo:
- idiomas
- arte e música
- trabalhos profissionais
- ensinar a outros amigos

Na escolha de um lugar diferente para passar as férias deve-se ter em conta circunstâncias como:

- que seja divertido
- que seja agradável
- socialmente grato
- em um ambiente sadio

A fé


O maior tesouro que se pode possuir nesse mundo é a fé. Colaborar na transmissão da fé a seus filhos é a herança mais importante que podem deixar-lhes.

Aprender a rezar seguindo o exemplo de seus pais é importante desde cedo. Rezar em comum é a forma mais alta da união familiar.

 

Publicidade


Fonte: IDE - Instituto de Desenvolvimento da Educação

 

Publicado no Portal da Família em 22/02/2012

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade