logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Álvaro Siviero: “Um artista sem virtudes humanas não é um autêntico artista”

 

O objetivo e meta final da música não deveria ser outro senão a glória de Deus e o prazer da alma.
Johann Sebastian Bach

“Que a sociedade e as pessoas nos vejam como ponte entre este mundo louco e a beleza. A verdadeira beleza”.
Álvaro Siviero

Álvaro Siviero é considerado um dos mais talentosos pianistas da atualidade, reconhecido mundialmente pela excelência na interpretação de grandes compositores. Apaixonado pelo piano, aos sete anos já se apresentava em público. Aos nove anos recebeu seu primeiro prêmio: a Medalha de Ouro do Governo do Estado de São Paulo para jovens talentos.

Siviero especializou-se na Áustria e acumula passagens pela Alemanha, Portugal, Itália, Inglaterra e Suíça. Músico que participa ativamente do cenário brasileiro como camerista e solista, atuou diante de diversas orquestras nacionais e internacionais, como a London Festival Orchestra, Salzburg Chamber Orchestra, I Musici de Montreal, Russian Virtuosi of Europe, Budapest Chamber Orchestra, entre outras.

Siviero foi o primeiro brasileiro mundialmente selecionado para participar do curso de imersão na obra de Beethoven na Fundação Wilhelm Kempff, em Positano, Itália. Sua tocante interpretação do Concerto n.3 para piano de Rachmaninov foi ovacionada pelo público e crítica especializada durante turnê que realizou pelas principais salas de concerto das capitais brasileiras

Em 2007, realizou um recital exclusivo para o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil. Em 2009, foi o único brasileiro convidado a representar o Brasil no histórico Encontro Mundial de Artistas, celebrado na Capela Sistina, em Roma, selecionado pelo Pontifício Conselho de Cultura.

Além de sua atuação como pianista, Alvaro Siviero é também graduado em Física pela Universidade de São Paulo.

Lançou recentemente seu site (www.alvarosiviero.com) onde fala de sua carreira e de música clássica. Apresentamos a seguir um artigo publicado na agência Rome Reports em 2009:

Este é Álvaro Siviero. Com apenas sete anos descobriu a paixão pela música o que o levou a ser um dos pianistas mais importantes do Brasil. Mas o que então não sabia é que esta mesma paixão o levaria a travar uma amizade muito particular com o Papa.

Entre artistas de todas as nacionalidades, Álvaro Siviero foi o único brasileiro que se encontrou com Bento XVI. Mas esta não foi a primeira vez em que se viram. Quando o Papa veio ao Brasil em 2007, Álvaro Siviero tocou para o Papa num encontro particular e teve a oportunidade de estar com ele mais seis vezes.

Os dois são grandes apaixonados pela música. Por isso, Álvaro Siviero define esta amizade com o Papa em termos musicais.

“Não faz falta um estar ao lado do outro. Não é necessário estar fisicamente junto a outra pessoa. É simplesmente estarem unidos no coração e na mente”.


Para transmitir sentimentos e tocar o coração das pessoas é muito importante a inspiração e, neste caso, Álvaro Siviero não tem dúvidas.

“A inspiração vem do coração. Constantemente se vêem artistas que estudam e estudam, ensaiam, ensaiam e ensaiam, mas não enchem seu coração de coisas boas, de virtudes humanas. E isto é o mais importante num artista”.


No caso de Álvaro Siviero, a paixão pela música e o desejo de transmitir o bom e o belo, tem uma origem muito precisa.

“Minha paixão é enorme. E está clara como o cristal: que a sociedade e as pessoas nos vejam como ponte entre este mundo louco e a beleza. A verdadeira beleza”.


Transmitir a beleza através da música é muito mais profundo que alcançar o êxito e os prêmios. Ainda que o currículo de Álvaro Siviero esteja cheio deles (recebeu seu primeiro prêmio com a idade de 9 anos, é graduado em Física e deu concertos no mundo todo), ele tem bem claro que sua missão como artista é levar à sociedade um pouco de felicidade através da música.

“Um artista é um envelope que leva uma mensagem, que é a música. Nós artistas não somos o conteúdo mas simplesmente o envelope, um instrumento. Minha paixão é fazer as pessoas felizes mediante a música, promovendo a beleza dentro do coração delas”.


Esta é a mensagem que o Papa Bento XVI transmitiu aos artistas e que Álvaro Siviero trouxe ao Brasil.

“Direi a meus amigos e colegas que se quiserem ser verdadeiros artistas têm que mudar sua mentalidade. Tem que mudar sua atitude, erradicar o ego, a competitividade que não tem sentido. Porque quando você quer fazer e interpretar música, não busca a si mesmo. Quando o importante são os outros, o próximo, não eu e o meu umbigo, então é quando você realmente será um artista”.

Um artista que tenta, dia a dia, transmitir, através da música, o belo da vida.

 

 

Consciente da importância de seu exemplo na sociedade, participa de diversas ações beneficentes, como o recital que Álvaro Siviero apresentou no CEAP (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante da Pedreira).

 

Alvaro Siviero

 

Site de Alvaro Siviero: www.alvarosiviero.com

 

Publicado no Portal da Família em 22/11/2011

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade