logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
MEDIAÇÃO – Grande Escola de Pacificação de Conflitos
Heloisa Cavalieri

A Mediação de Conflitos é um processo voluntário no qual as partes escolhem um terceiro, neutro, que ajuda a restaurar o diálogo e facilita a negociação do conflito que se instaurou.

É neste sentido que Six (2001) afirma brilhantemente: “Acreditamos que a Mediação seja em primeiro plano vontade: uma vontade de abrir caminhos, de construir pontes...” Sem dúvida, sempre há naqueles que vão em busca da Mediação de Conflitos Familiares um desejo de conciliação, às vezes oculto, pouco perceptível, mas real. Há uma esperança de retorno, um desejo de que “tudo torne a ser como antes”. No entanto, na verdade, apesar da existência deste desejo latente, o casal não sabe mais o caminho desta conciliação, desconhece o que fazer e como estabelecer os alicerces desta ponte que poderá uni-los outra vez. A turbulência das emoções, os sentimentos negativos, conflitos sem resolver, talvez durante meses ou anos, embaçam e esfumam aquele relacionamento que já fora amigável e transparente.

É neste momento que deve surgir a figura do Mediador de Conflitos como um grande facilitador, como alguém que possui ferramentas, técnicas, e não só isto, também a sensibilidade, a arte de harmonizar, de encurtar distâncias, de quebrar barreiras.

O Mediador de Conflitos Familiares, este terceiro num litígio de família, sabe unir, harmonizar, pacificar, é um “construtor de pontes”, como afirma Six. Restaura as relações, foca no relacionamento mais do que nos fatos, reaproxima as partes. Ele, o Mediador de Conflitos Familiares, sabe “como”, tem o “know-how”, mas por outro lado, não conhece o motivo, as razões, o porquê daquela ruptura. As partes sim, se conhecem e conhecem de onde veio o conflito, quais as raízes da desarmonia, por que o conflito tomou aquelas proporções, o que o alimentou... E, é exatamente a soma destes “saberes” que torna possível a realização da tão almejada união.

O Mediador de Conflitos está fora daquela desavença e, portanto, tem completa isenção dos sentimentos perturbadores que ameaçam o diálogo entre as partes. Ele sabe fazer uma abordagem pacífica, ética, em um ambiente de informalidade, mais cheio de respeito e dignidade. Quando o Processo de Mediação de Conflitos Familiares se desenvolve o Mediador ouve, por que aprendeu a fazer uma escuta ativa, pensa, reflete e conclui, deduz. As partes observam a sua atitude, tem os olhos postos no seu comportamento que não acusa, confia, respeita e é justo. Fixam seus olhos nesta figura que encerra a grande esperança de que seus sonhos se tornem realidades no futuro e, aprendem, a sessão é verdadeiramente uma aprendizagem.

Logo, ao iniciar a sessão, o Mediador de Conflitos Familiares, recebe as partes com uma recepção amiga, faz uma acolhida cordial e, já desde este momento, o Mediador de Conflitos começa o seu papel de mestre. Ao longo do processo, ao perguntar, ao dialogar, ao fazer uma apreciação, em todo momento, ele é observado pelas partes que aprendem e, o Processo de Mediação de Conflitos já é de per si, uma escola de pacificação.

Mas, o Mediador de Conflitos Familiares apesar de ser de fato um grande Mestre, não ensina os caminhos, não aponta soluções, não mostra o futuro, até porque a proposta da Mediação de Conflitos é bem outra, é fazer com que as partes cheguem num consenso por si mesmas. Mas, além disto, o Mediador de Conflitos não tem estes dados, ele os desconhece. Ele mostra somente “como caminhar”.A trilha que as partes poderão seguir, as propostas a dois, as possibilidades de um retorno da felicidade conjugal deve ser descoberta e seguida pelo casal. Esta proposta é excelente porque, se por ventura houver reincidência, as partes estarão aptas a solucionar o novo conflito com suas próprias “ferramentas”, estarão prontas a solucionar as dificuldades que surgirem a dois, na intimidade do seu lar.



Família e a Mediação de Conflitos Familiares: um desejo de conciliação

 

Você gostaria de ser um mediador familiar? A SaberOnline ministra cursos online de Mediação Familiar. Saiba mais clicando aqui...


 

Profª Dra. Maria Heloisa Soares Cavalieri – Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Navarra e coordenadora dos trabalhos da SaberOnline - www.saberonline.net

SaberOnline – Curso Online de Medição de Conflitos e Medição de Conflitos Familiares

Publicado no Portal da Família em 17/10/2010

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade