logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Olhos: é melhor prevenir do que remediar
Dra. Ana Cristina Picchioni / Dr. Paulo Silvério

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 180 milhões de pessoas em todo o mundo apresentam algum tipo de deficiência visual. Destes, 50 milhões são cegas e 135 milhões correm o risco de ficar cegas.

Hoje, toda a medicina e também a oftalmologia, caminha para a PREVENÇAO, apesar de que na prevenção de doenças oculares o Brasil ainda está muito aquém. Tanto é assim que a catarata, glaucoma e degeneração macular ainda cegam muitos brasileiros, apesar de serem doenças passíveis de tratamento e controle.

Mas quando iniciar os exames oftalmológicos?

Em toda a fase da vida, cuidados com a visão são importantes.

A prevenção deve começar logo após o parto. Desde o nascimento já é possível diagnosticar algumas doenças, entre elas a catarata congênita, glaucoma, hipermetropia, miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade.

Já na adolescência e fase adulta cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de problemas de visão devido ao uso constante do computador. Este número vem aumentando em um milhão a cada ano. Os exames também são obrigatórios e devem ser de preferência anualmente ou de 2 em 2 anos.

A partir dos 40 anos é comum as pessoas sofrerem da conhecida vista cansada (presbiopia) e terem problemas de redução de visão para perto. É importante que sejam feitos exames de rotina para mapear a retina e medir a pressão ocular.

Nessa fase também há o risco de aparição de doenças como catarata e glaucoma. Doenças sistêmicas como Hipertensão Arterial e diabetes necessitam de uma avaliação oftalmológica semestral.

A melhor forma para ter uma visão saudável é fazer exames periódicos para precaver certas doenças, já que muitas delas podem ser desaceleradas ou até mesmo curadas se descobertas a tempo.

Lembre-se: Todas as doenças citadas podem ser retardadas ou até mesmo evitadas se detectadas logo no início. Por isso é de extrema importância a visita periódica ao oftalmologista. Com isso você terá excelência na visão pois as melhores coisas da vida são para serem vistas de perto e nitidamente.

Dra. Ana Cristina Picchioni / Dr. Paulo Silvério - oftalmologistas

www.alcanceoftalmologia.com.br

 

Publicado no Portal da Família em 30/10/2007

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade