logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Aos Jovens"
FÉRIAS !!!!

André Pessoa



Que grata notícias para os estudantes... as férias estão chegando!!! Todos ficam contentes, não apenas os estudantes, mas também os atletas e os profissionais.

Planos para as férias... o adolescente faz já o seu por conta própria!!! Descanso merecido!!! O homem foi feito para trabalhar, mas para que possa render bem, deve descansar. Se somos responsáveis com o nosso corpo, devemos guardar o descanso cuidadosamente. Nos prepararmos adequadamente para começar o ano com o pé direito!!! E os responsáveis dobram sua reponsabilidade durante o descanso de seus filhos. É tempo de conviver mais intensamente, de participar de seus planos com mais esmero.

Mas... que planos são esses? Alguns proclamam... "exigência?? horários?? livros?? ... nem pensar!!! Farei tudo ao contrário!!! Vou passar as férias dormindo!!!" O que nos parece bastante justo...

Mas... será que os atletas pensam da mesma forma? Bem... possivelmente não. E por que? Porque os atletas sabem o esforço que fizeram durante o ano para melhorar alguns milésimos de segundo. Sabem que basta um único mes de desleixo, para jogar por água abaixo todas as conquistas daquele ano. Mas isto não significa que os atletas não tirem férias. Tiram, porque precisam descansar!! Mas estarão cuidando de manter a forma por conta própria, e/ou através da prática de esportes alternativos.

Os estudantes também são atletas!!! Têm como objetivo fazer com que seu corpo seja também capaz de proezas espetaculares. A memória, a habilidade com números, as ciências, a lógica, as letras, a música, são áreas específicas de nosso cérebro que estamos desenvolvendo para nos tornarmos no futuro profissionais de primeira linha. Mas não desenvolvemos somente o cérebro, mas também virtudes. O estudante se esforça por ter o mesmo domínio sobre si que tem o atleta, pois o corpo se rebela às exigências do estudo constante. Acordar cedo.. permanecer horas concentrado no estudo não é fácil.

E, como o atleta, fomos acelerando de tal forma nosso ritmo de trabalho durante o ano letivo, que nosso progresso é visível!!! E quando passamos pelas provas finais... que grande alegria nos dá termos cumprido nosso dever!!! Mas será que esta alegria justifica jogarmos todo nosso esforço pelo ralo?

Precisamos descansar das exigências da escola... mas sem nos deixarmos atrofiar. Devemos aproveitar o tempo de descanso para fazermos o que quisermos!!! Pois então, se tenho gosto especial por ciências... procurarei montar uma experiência alucinante, correrei as bibliotecas buscando me aprofundar em determinado assunto... lerei livros... biografias de homens que se desenvolveram nas áreas que me interessam, aprenderei outras línguas por conta própria... São tantas as atividades que podemos fazer durante as férias... diferentes ou não, mas somente coisas que eu "curto", que eu gosto, e que evitarão que meu cérebro esteja alguns milímetros menor por meses de completa inatividade.

E mais!!! Não darei tréguas ao meu corpo!!! Não me deixarei dominar pela preguiça!! Manterei o horário de acordar, arrumarei minha cama à mesma hora de sempre. Dormir à tarde... nem pensar!!! E não permitirei que a televisão monopolize meu tempo. Ao contrário, praticarei esportes, andarei de bicicleta, jogarei futebol, aprenderei um novo esporte, visitarei parentes de outra cidade por este Brasil afora.

E quando o ano novo se iniciar, terei acumulado tantos conhecimentos específicos que o colégio jamais abordará. E terei treinado minha vontade com mais rigidez do que exige o estudo. Começarei com o pé direito, em forma, com a cabeça fresca, e responderei às exigências de nossos mestres à altura!!!

Férias bem aproveitadas são férias produtivas, é descanso inteligente. Vamos preparar um plano imperdível para as férias!!!! Tempo de descanso também é tempo de crescer.



André Pessoa é pai de seis filhos, Mestrado em Orientação Familiar por Navarra, ministra cursos e palestras de Educação de Filhos desde 1995; Graduado pelo IME (Engenharia), Pós-Graduado pela PUC (Administração), FGV (Contabilidade Gerencial), ISE (Programa de Treinamento de Executivos) e Navarra (Orientação Familiar); Consultor da Accenture.
e-mail: andre.v.pessoa@gmail.com


 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade