logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Rebeca Batista da Silva
Coluna "Mãe e bebê, vida que segue"

O esporte e seus benefícios desde o nascimento

Rebeca Batista da Silva *

Até mesmo em épocas remotas, como na idade das cavernas, o homem aprendeu a nadar, correr e caminhar, pois precisava obter seus alimentos e exercer suas funções de trabalho, a exemplo da caça, exercitando assim, todo o sistema muscular, esquelético e cardiovascular.

Contudo, com o passar dos anos tudo foi ficando mais fácil, escada rolante, carros, vidros elétricos, controles remotos, sem contar os brinquedos, a bicicleta, a bola de futebol, o carrinho de rolimã, a pipa foram sendo substituídos por TV, videogame e computador. Frutas, legumes e comida saudável foram sendo substituídas por alimentos prontos e semi-prontos, consequência imediata ao sedentarismo e má alimentação é a obesidade, doenças cardiovasculares (hipertensão) e metabólicas (diabetes).

As crianças estão aptas para o esporte logo nos primeiros meses de vida, com cinco ou seis meses, assim que conseguem movimentar bem os braços e as pernas, já podem começar o seu envolvimento com o mundo esportivo. Nessa fase o esporte indicado é a natação que estimula o desenvolvimento neuromotor, fortificação da musculatura, aumento da capacidade cardíaca, além de ajudar crianças com problemas respiratórios.

É importante ressaltar que, nessa fase, o esporte deve ser uma forma de ocupação e desenvolvimento da criança. Se ela vai ou não se destacar na sua modalidade só o tempo e as consequências podem dizer. Contudo, o treinamento intensivo precoce, com o objetivo de criar futuros campeões é, certamente, nocivo. Nessa etapa, as crianças não querem que as atividades sejam uma obrigação, mas sim que façam parte de sua rotina diária.

O esporte ajuda na interação e sociabilidade entre as crianças, ele permite que elas conheçam outras pessoas e assim troquem experiências e conhecimentos. Os benefícios são físicos e psicológicos, pois as crianças fortalecem os ossos e músculos e, consequentemente, o crescimento físico. O esporte também ajuda na concentração, na coordenação motora e na disciplina, respeitando as outras pessoas.

Incentivar de maneira saudável as crianças ao esporte com certeza trará muitos benefícios para a sua vida. Além dos aspectos fisiológicos e motores, dentre outras coisas, o esporte tem a competência de ensinar à criança a lidar e se relacionar com os companheiros e adversários, desenvolver valores de cooperação e respeito às diferenças, aprender a conviver com conquistas e frustrações, conhecendo seus limites e suas potencialidades.

A solução é retornarmos ao passado com o aumento da atividade física e reeducação alimentar e ter a consciência de que aliar a atividade física com a educação é a melhor maneira de contribuir para a melhor formação mental e física dos pequenos.

Rebeca Batista da Silva é enfermeira intensivista (Coren-SP 171720), graduada em enfermagem pela Universidade de Pernambuco-UPE e pós-graduada (Especialista) em UTI neonatal e pediátrica.

e-mail: becabatista@yahoo.com.br

Publicado no Portal da Família em 28/10/2013

atividade física e reeducação alimentar

Ver outros artigos da coluna

Publicidade

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade