logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Anel de formatura ainda se mantém como tradição

De forma geral, os anéis possuem a função de indicar diversas situações e estados atuais das pessoas. As alianças douradas, por exemplo, quando colocadas na mão esquerda, indicam que a pessoa está casada. Porém, se ela estiver na mão direita, indica que ela está noiva.

Um dos anéis mais conhecidos é o anel de formatura – e, mesmo que tenha sumido por um tempo, está voltando com mais força nos últimos anos. A joia faz parte da composição visual de uma pessoa que acabou de participar de um rito de passagem: a conclusão da formação em uma determinada área de conhecimento profissional.

A formatura é a concretização dos esforços de anos investidos nos estudos. A joia tem um valor simbólico muito significativo, pois mostra que os sonhos e objetivos foram conquistados, que o desafio foi vencido, e que o formando está passando para outra fase da vida.

Esse tipo de anel é caracterizado pela cor da pedra e emblema em sua lateral, que variam de acordo com o curso escolhido e a área de atuação do formando. Geralmente, os anéis são fabricados em ouro 18k e possuem pedras brilhantes; porém, atualmente, existe uma variedade de modelos que podem ser escolhidos na hora de comprar.

Por conta do avanço tecnológico, é possível ver o modelo do anel escolhido, com todos os detalhes, em 3D, antes mesmo de sua confecção. Dessa forma, as joias podem ser confeccionadas com mais perfeição e precisão, dando ao formando um presente exclusivo e especial para comemorar esse momento tão importante em sua vida.

Acredita-se que aA tradição de usar um anel de formatura foi originada no ano de 1835, com uma turma de alunos da Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos, uma escola militar fundada em 1802 por Thomas Jefferson e George Washington. A fim de mostrar visualmente a unidade entre o grupo, alguém teve a ideia de que todos da classe usassem um anel com um design similar. Cada um dos alunos queria mostrar algo que permaneceria como uma lembrança do tempo em que passaram em West Point. A partir desse momento, a criação de anéis de formatura tem sido tradição para cada turma de finalistas de West Point, e ao longo do tempo, essa prática se tornou comum em várias escolas e universidades.

Os anéis simbolizam o compromisso e a fidelidade jurada a uma determinada função, no caso dos profissionais, assim como acontece em cerimônias de graduação, que simboliza um rito de passagem, já que é o momento da conclusão e da formação em uma área do conhecimento escolhida pelo estudante. Os formandos fazem votos de que irão cumprir todos os seus deveres não apenas como cidadão, mas também como profissional.

As carreiras mais tradicionais, como Medicina, Direito ou Odontologia, são as que aderem com mais frequência a esse ritual. Porém, mesmo que o anel de formatura não seja comum em outros cursos, aos poucos as pessoas estão prezando mais pela tradição e dando esse presente aos formandos, como uma forma de reconhecimento pelo esforço e dedicação nessa fase da vida.

formatura de estudantes

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 12/06/2016

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade